Topo

Espanhol - 2019

Barça abre desafio de acolher Suárez no time sem afetar boa fase de Neymar

Na teoria, Neymar e Suárez integram novo ataque dos sonhos. Mas será que funciona? - REUTERS/Albert Gea
Na teoria, Neymar e Suárez integram novo ataque dos sonhos. Mas será que funciona? Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 06h00

Em seu melhor momento no Barcelona desde que desembarcou no clube na metade de 2013, Neymar terá a partir de sábado a companhia de Luis Suárez no ataque. Depois de cumprir quatro meses de suspensão imposta pela Fifa, em razão da famosa mordida na Copa, o uruguaio tem condições de jogo para enfrentar o Real Madrid fora de casa. Assim, a pergunta do momento é: como a adição do novo reforço impactará sobre o jogo do brasileiro a partir daqui?

Sem Suárez nos primeiros meses da temporada, o Barcelona conseguiu arrancar na liderança do Espanhol e tem situação confortável em seu grupo na Liga dos Campeões. Porém, mais do que a frieza dos números, o que importa é que o time do técnico Luis Enrique parece bem acertado, com a parceria Neymar-Messi enfim se entendendo.

Depois de um primeiro ano de adaptação e sem taças relevantes, o dueto sul-americano tem dado frutos esperados nesta temporada. Entre Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, Neymar e Messi anotaram 19 dos 28 gols do Barcelona e ainda participaram com assistências de outros cinco.

Mais à vontade, Neymar também vem conseguindo a façanha de ser o artilheiro da equipe na temporada, na frente do ídolo argentino. O brasileiro soma dez gols até aqui, sendo oito no Campeonato Espanhol e dois pela Liga dos Campeões.

Na última terça-feira, cada um marcou um uma vez na vitória sobre o Ajax pela Liga dos Campeões. Nesta partida, Neymar e Messi tiveram Pedro como companheiro de ataque.  

NOVA FORMAÇÃO DEVE MEXER NA POSIÇÃO DE MESSI

A estrela brasileira do Barcelona vem atuando nesta temporada pelo setor esquerdo do ataque. Com a bola, avança em diagonal, fechando pelo meio, ou então em direção à linha de fundo. Neymar também tem feito gols recebendo lançamentos em profundidade, nas costas da marcação, saindo da ponta para o centro.

Na última quarta-feira o diário Sport (jornal da cidade de Barcelona) fez conjecturas a respeito do desenho do time com a entrada de Suárez. A análise do periódico manteve Neymar na esquerda, mas, nesta possibilidade, Messi atuaria recuado, mais ou menos como na seleção argentina na última Copa. Assim, o uruguaio seria o atacante central e seu colega brasileiro teria liberdade de cair pelas duas pontas.

Com esta formação, projeta-se que o brasileiro Daniel Alves encontre menos liberdade para avançar como um elemento de ataque pela direita, setor que teria Suárez como peça de ação prioritária.

O mistério na escalação de sábado é se Luis Enrique aproveitará Suárez logo de cara ou não. Se decidir segurar o uruguaio no banco de reservas, o técnico pode escalar Ratikic na linha de meio-campo, ao lado de Busquets e Xavi. Neste caso, Iniesta seria deslocado para o setor esquerdo de ataque, especula o diário Sport.

A outra dúvida do Barcelona para o clássico é a presença de Busquets na formação inicial. Com uma lesão no quadril, o volante não jogou contra o Ajax na última terça-feira e tem presença incerta para o compromisso em Madri. Se não puder atuar, a tendência é que Mascherano seja adiantado para a linha de meio-campo.

Após oito rodadas disputadas, o Barcelona lidera do Campeonato Espanhol, com 22 pontos, quatro a mais que o Real Madrid, em terceiro lugar. A partida entre os dois rivais está marcada para sábado, às 14 horas (de Brasília). O jogo terá acompanhamento do Placar UOL.