Topo

Espanhol - 2019

Relembre 9 brigas recentes no clássico entre Real Madrid e Barcelona

Do UOL, em São Paulo

25/10/2014 06h00

Não foram poucas as vezes que a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona transbordou nos últimos anos. Com os times em alta, a temperatura subiu e duelos técnicos, não raras vezes, descambaram para agressões, bate-bocas e enfrentamentos que foram bem além das “coisas de jogo”.

O UOL Esporte relembra, na lista a seguir, nove clássicos recentes que terminaram em confusão:

1- Sergio Ramos e o começo de tudo

Imagine o que é perder do seu maior rival por 5 a 0? A humilhação imposta pelo Barcelona ao Real Madrid no primeiro turno do Espanhol de 2011 motivou uma das brigas mais intensas e simbólicas. Derrotado sem direito a apelação, o time merengue perdeu a cabeça.

Cristiano Ronaldo foi o primeiro. Guardiola provocou ao não devolver uma bola para o português, que empurrou o técnico. Iniesta, Xavi, Busquets Pedro e Valdés foram para cima do atacante. O goleiro do Barça, especialmente revoltado, teve de ser contido à força por Casillas e Pepe, o que por si só dá a medida da confusão.

O melhor, porém, ficou para o fim. Perdendo por 5 a 0, Sergio Ramos não gostou de ver Messi desfilar dribles no meio-campo e chutou o argentino. A agressão foi punida com o vermelho, mas a expulsão não bastou aos catalães. O zagueiro do Real Madrid, então, dá um show: em questão de segundos, desfere empurrões no rosto em Puyol e Xavi, seus companheiros de seleção, e deixa o gramado transtornado.

Foi o primeiro clássico de José Mourinho. O técnico português, dado a provocações e enfrentamentos via imprensa, alimentou como pôde a rivalidade, que por pouco não afetou a seleção espanhola.

2 - Pepe, Daniel Alves e o banco de reservas

A temporada 2010/2011 foi recheada de Superclássicos. Barça e Real disputaram Copa do Rei, Espanhol e Liga dos Campeões a tapa, em uma sequência que forjou a rivalidade dessa geração de jogadores. No duelo de ida pela competição continental, Pepe e Pinto, goleiro reserva do Barcelona, roubaram a cena.

O suplente do time catalão conseguiu a façanha de ser expulso no intervalo, após discutir rispidamente com membros da comissão técnica do Real. A movimentação tomou conta do túnel de acesso aos vestiários do Santiago Bernabeu e obviamente não passou batida pelo árbitro do jogo.

O homem de preto igualmente não ignorou a canelada de Pepe, que deu uma solada em Daniel Alves e foi expulso. O lance revoltou catalães pela truculência e merengues pela sensação de injustiça. José Mourinho perdeu a linha e também foi expulso. Nos microfones, culpou como pôde a arbitragem pela eliminação, e o lance foi repetido à exaustão durante algumas semanas, com jornais de Madri e Barcelona sustentando as versões dos respectivos times.

3 - Duelo entre espanhóis

Na final da Copa do Rei de 2011, uma das poucas vitórias significativas do Real Madrid sobre o Barcelona nos tempos de Mourinho, Arbeloa e Villa mostraram o quanto a rivalidade era preocupante para a seleção espanhola. Companheiros de Fúria, os dois se enroscaram em uma disputa de bola e se desentenderam.

Arbeloa e Sergio Ramos levantam Villa do chão acusando o atacante de simulação. Messi e Iniesta compram a briga e o tumulto vira generalizado. O Real Madrid, no fim, conquistaria a taça na prorrogação.

4 - Os pontapés de Marcelo

A temporada 2010/2011 acabou, os jogadores saíram de férias, descansaram, e nada mudou no retorno. Na disputa da Supercopa da Espanha, na abertura do ano seguinte, mais confusão.

No jogo que deu o título ao Barcelona, Marcelo perdeu a linha. Durante o jogo, já havia irritado Lionel Messi ao acertar um primeiro pontapé no argentino. No minuto final, o lateral perdeu a cabeça de vez, ao fazer uma falta duríssima em Fabregas na frente do banco de reservas dos dois times.

O tempo fechou totalmente e quase não houve “deixa disso”. Ozil e Villa se envolveram além da conta e também foram expulsos, mas o vídeo mostra que o juiz, se quisesse, poderia ter distribuído o cartão vermelho a mais gente.

5 - Pepe, parte 1

O zagueiro do Real Madrid conseguiu, sozinho, colocar fogo no jogo. Depois de ver Callejon fazer falta em Lionel Messi e deixa-lo no chão, Pepe deu um pisão na mão do argentino.

O juiz não viu, Pepe acusou Messi de simulação e o replay tirou a dúvida: o zagueiro olha para o chão antes de acertar exatamente a mão do argentino. Mais um lance para a antologia do zagueiro e outra derrota na conta do Real, que perdeu o jogo de ida das quartas da Copa do Rei de 2012 em casa.

6 - Pepe, parte 2

Uma semana depois de pisar na mão de Messi deliberadamente, o zagueiro voltou a aprontar no jogo de volta da disputa das quartas da Copa do Rei de 2012, desta vez no Camp Nou. Em um lance isolado, Pepe fez um movimento amplo ao tentar isolar a bola e acertou o cotovelo no rosto de Fabregas.

Depois do jogo, o meia reviu o lance e avaliou que não houve intenção. Na hora, porém, a sensação dos catalães foi de replay da maldade da semana anterior, e o tempo voltou a fechar. Com o empate por 2 a 2, o Real Madrid foi eliminado da competição – havia perdido o jogo de ida em casa por 2 a 1.

7 - Sem Guardiola, quase sem Mourinho

O técnico que mudou a história do Barcelona deixou o clube no fim da temporada 2011/2012. No ano seguinte, as coisas se acalmaram entre os dois rivais. A relação entre José Mourinho e o elenco do Real Madrid já dava sinais de desgaste, enquanto o Barcelona vivia seus primeiros momentos de fragilidade.

No último clássico do português sob o comando do Real Madrid, quem perdeu a pose foi o Barcelona. Mais precisamente, Victor Valdés. O goleiro se revoltou com a não marcação de um pênalti a favor dos catalães nos minutos finais da derrota por 2 a 1, pelo segundo turno do Espanhol.

Descontrolado, chamou o juiz repetidas vezes de “filho da p...” e teve de ser contido pelo corpo técnico do Barcelona após o apito final. Nesse caso, excepcionalmente, os jogadores do Real Madrid só assistiram a tudo de longe, sem se envolverem na confusão.

8 - Vilão vira vítima

Na temporada passada,, Real Madrid e Barcelona protagonizaram um jogaço no segundo turno do Espanhol. O jogo terminou 4 a 3 para os merengues, com dois gols de Cristiano Ronaldo e dois de Lionel Messi, que travaram um duelo particular notável. Só que, como é quase regra nos últimos anos, o clássico não passou sem polêmica.

Depois de um dos gols do Barcelona, Fabregas dá um encontrão em Pepe na hora da comemoração. O zagueiro vai tirar satisfação, o papo vira empurra-empurra e ele vai parar no chão. Foi a vez dos catalães fazerem a desforra.

No meio da confusão, Busquets dá um pisão no rosto de Pepe, que acusa o golpe. Mais um lance para discussão eterna na TV, com o volante catalão sendo questionado pela intenção e dividindo a imprensa entre madrilenhos e catalães.

9 - Até Neymar

O brasileiro tem só um ano de Barcelona, mas já deu sua contribuição à antologia de confusões recentes do Superclássico. Na decisão da Copa do Rei da última temporada, Neymar reclamou pênalti em uma disputa de bola com Pepe. O juiz não marcou e o zagueiro português se revoltou, partindo para cima do rival.

Fábio Coentrão se meteu na discussão com sua cota de provocação, Neymar reagiu e Pepe agarrou o brasileiro. Dessa vez, porém, a turma do “deixa disso” funcionou.

Um outro lance no mesmo jogo, porém, mostra como a rivalidade foi incorporada. Em uma disputa simples, Sergio Ramos deixou Daniel Alves no chão. O zagueiro estendeu o braço ao lateral, que recusou o auxílio com um tapa – a reação do espanhol foi um chute que quase acerta o brasileiro.

Veteranos no Superclássico, os dois não precisavam da hostilidade gratuita. Os anos de convivência, porém, parecem ter pesado. No fim, o Real Madrid venceu o jogo e a Copa do Rei por 2 a 1.