Topo

Espanhol - 2019

Daniel Alves faz lambança e Barcelona perde a segunda seguida no Espanhol

Do UOL, em São Paulo

01/11/2014 18h53

O Barcelona perdeu o segundo jogo seguido no Campeonato Espanhol, dessa vez para o Celta de Vigo, e em casa, por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado no segundo tempo por Larrivey, que recebeu na área depois que o lateral brasileiro Daniel Alves furou ao tentar cortar um chutão da defesa do Celta.  

O jogo marcou a estreia oficial de Luis Suarez no Camp Nou e, apesar do uruguaio ter mostrado muita vontade, nem ele nem seus companheiros conseguiram fugir da boa marcação do time visitante. O Barcelona jogou com seu time completo, incluindo com Messi e Neymar.

A derrota anterior havia sido no último sábado, no clássico para o Real Madrid (3 a 1). A última vez que o Barcelona perdeu duas seguidas no Campeonato foi em 2009. Com os resultados, o time caiu para a terceira posição na tabela, atrás dos rivais merengues e do Atlético de Madrid.

Fases do jogo. O Barcelona mandou no jogo durante o primeiro tempo, controlou a posse de bola, criou boas chances, mas falhou na finalização. O destaque durante os primeiros 45 minutos foi o goleiro do Celta, Sergio Alvarez, que conseguiu deixar o placar em branco. Quando venceu o goleiro, o Barcelona parou na trave. Neymar carimbou o travessão, assim como Messi. No final do primeiro tempo, parecia que o time da casa chegaria a seu gol mais cedo ou mais tarde.

Mas no segundo tempo, o Celta saiu para o jogo e conseguiu fazer o que era improvável, graças a uma falha da defesa catalã. Daniel Alves não conseguiu cortar um chutão na intermediária, Busquets também hesitou na jogada e a bola sobrou livre para Lavirrey fazer o primeiro. O gol fez o Barcelona se atirar quase desesperadamente ao ataque em busca do empate, mas os visitantes apertaram a marcação e conseguiram conter o ímpeto rival.

O melhor. Alvarez. O goleiro do Celta foi o grande nome do primeiro tempo por ter feito defesas importantes que impediram os atacantes do Barcelona de chegar ao gol. Na etapa final, quando a pressão se intensificou ele se mostrou seguro e protegeu bem a meta.

O pior. Daniel Alves. O lateral brasileiro se atrapalhou ao cortar uma bola fácil na frente da área e ela acabou sobrando para Nolito, que passou para Larrivey fazer o gol que abriu o placar.

Chave do jogo. A marcação do Celta. Com menos qualidade técnica que o elenco estrelado catalão, o Celta se entregou como nunca e marcou muito forte durante os 90 minutos. Com um jogo coletivo quase perfeito, os visitantes saíram do Camp Nou com um resultado histórico.

Para lembrar:

Estreia em casa. Foi o primeiro jogo oficial do uruguaio Luis Suárez com a camisa do Barcelona no Camp Nou. Ele lutou e foi o atacante mais ativo durante o primeiro tempo, mas não conseguiu fugiar da boa marcação do Celta.

Amigos e rivais. O técnico Luis Enrique reencontrou o clube que ele abandonou para treinar o Barcelona. Ele foi o comandante do Celta de 2013 a 2014, quando saiu para trabalhar no Camp Nou.

Tabu? A última (e única) vez que o Celta havia vencido o Barcelona fora de casa, em jogos do Campeonato Espanhol, havia sido em 1941. O tabu caiu neste sábado.