Topo

Espanhol - 2019

Neymar e Suárez entram no intervalo, viram jogo e salvam o Barça

Do UOL, em São Paulo

08/11/2014 14h49

Em seu pior momento desde que chegou ao Barcelona, o técnico Luis Enrique resolveu surpreender na tarde deste sábado, no Campeonato Espanhol. Colocou Neymar e Luis Suárez no banco de reservas, poupados, para enfrentar o Almeria fora de casa. Mas o resultado foi o pior possível: viu o time da casa abrir o placar no primeiro tempo e uma péssima atuação de sua equipe. Depois, no intervalo, colocou os dois atacantes no time e teve a resposta. Neymar fez o gol de empate, com passe do uruguaio, e evitou a crise do Barcelona. No fim, Jordi Alba virou o jogo e garantiu os três pontos: 2 a 1 para o Barcelona.

O Barça veio de duas derrotas seguidas no Campeonato Espanhol, contra Real Madrid e Celta de Vigo. Se perdesse do Almeria neste sábado, igualaria recorde negativo de 2003: foi há 11 anos a última vez em que o time perdeu três partidas seguidas no torneio. Naquela temporada, o holandês Louis Van Gaal era o treinador da equipe.

Fases do jogo

Não havia muitos motivos para que Luis Enrique colocasse Neymar e Suárez no banco de reservas, uma vez que o Barça não jogará no meio da próxima semana. Mas assim foi feito, e a equipe começou com Munir El-Haddadi e Pedro no ataque, ao lado de Messi.

E não foi bom. O Barcelona teve uma atuação irreconhecível mais uma vez, depois de perder para Real Madrid e Celta de Vigo nas últimas duas rodadas. Sem os principais articulares e o principal goleador – Neymar –, o Barça praticamente não jogou no primeiro tempo. Ou jogou de forma pragmática, muito distante do que se acostumou a ver nos últimos anos, principalmente quando o time esteve sob o comando de Pep Guardiola, atual treinador do Bayern de Munique.

E foi em um desses momentos irreconhecíveis, de pouca concentração, que o Barcelona sofreu o gol de abertura do placar. Lionel Messi perdeu a bola no ataque e o Almeria foi letal: armou um contra-ataque que terminou no gol de Thievy.

No segundo tempo, Luis Enrique tirou Munir e Pedro e colocou Neymar e Suárez. Resposta imediata. O time passou a jogar o futebol de outros anos, principalmente quando acionou o brasileiro. Depois de jogada de girar sobre o marcador, Luis Suárez cruzou para Neymar empatar.

E se Neymar fez o gol, Suárez brilhou de novo. Fez mais uma bela jogada a oito minutos do fim e cruzou para Jordi Alba virar a partida. 

Lionel Messi teve atuação apagada, mas poderia ter saído de campo como herói. Em dois momentos acertou o travessão ao cabecear bolas na área do Almeria. Saiu de campo zerado.

O melhor: Luis Suárez

Neymar salvou o Barcelona com o gol e com as jogadas criadas, que colocaram a equipe nos trilhos. Mas Luis Suárez também se destacou de forma especial. Foram dele as assistências para os dois gols da equipe, e de forma parecida.

O pior: Marc Bartra

O defensor do Barcelona deu trabalho para os companheiros. No contra-ataque do primeiro gol, não conseguiu, sem a bola, perseguir Thievy, com a bola. 

Toque dos técnicos:

Está claro que Luis Enrique vive um problema no Barcelona. O técnico disputa a ponta da tabela, mas está longe de produzir o futebol que seus antecessores produziram. Isso é grave porque o atual time teve um investimento muito grande, principalmente no uruguaio Luis Suárez, que custou mais de 80 milhões de euros. O problema, ainda, parece ser a indisponibilidade esporádica de Andrés Iniesta e o momento de decadência de Xavi, que há quase uma década funcionam como motores do time.