Topo

Espanhol - 2019

Navas é titular, fecha o gol e Real goleia Rayo para ser líder

Do UOL, em São Paulo

08/11/2014 18h48

Goleadas do Real Madrid no Campeonato Espanhol são normais. O ataque é estelar e mais uma vez funcionou muito bem nos 5 a 1 impostos, em casa, sobre o Rayo Vallecano neste sábado, resultado que valeu a liderança do torneio ao time. Nessas ocasiões, é válido olhar também para o outro lado do campo. Porque foi lá que Keylor Navas, enfim titular, fechou o gol para que a goleada fosse possível.

Foram ao menos três defesas espetaculares enquanto o placar ainda não estava dilatado. Não à toa a transmissão oficial do Espanhol focalizava Iker Casillas no banco de reservas constantemente. Após suas defesas, Bale, Sergio Ramos, Kroos (seu 1° gol pelo Real), Benzema e Cristiano Ronaldo produziram a goleada no Santiago Bernabéu.

Fases do jogo

O jogo começou de forma curiosa: com os dois times apostando nos contra-ataques. Assim, a partida ficou animada, com muita correria e várias chances de gol. Enquanto Navas fechava o gol do Real, Bale marcava aos 8 min., após falha da zaga do Rayo. Mas o time vermelho não desistiu da tática e seguiu desperdiçando oportunidades. O castigo, então, veio aos 39 minutos, com Sergio Ramos desviando a bola para o gol após escanteio. Aos 43 min., após lambança da zaga do Real, Bueno diminuiu.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo, com o Rayo novamente vendo a bola passar perto do gol adversário.  A diferença, novamente, é que o Real não ficou no quase. Kroos acertou belo chute colocado de fora da área aos 10 min. e Benzema, impedido, escorou cruzamento de Cristiano Ronaldo aos 13 min. Foi o fim das esperanças do Rayo, que parou de atacar - a deixa para o Real diminuir o ritmo e o jogo perder a animação que até então imperava. Ainda teve tempo para Cristiano Ronaldo marcar o dele, em falha absurda do goleiro Álvarez. O Real Madrid volta a ser líder do Espanhol

O melhor: Keylor Navas

O goleiro costarriquenhos foi escalado como titular por opção de Carlo Ancelotti, que finalmente fez a vontade da torcida do Real e colocou Casillas no banco no Espanhol. E Navas mostrou que a escolha foi precisa: foram três defesas espetaculares no 1° tempo, uma em chute de longe do brasileiro Léo Baptistao. No gol do Rayo, não teve como salvar a falha de James Rodriguez, já que recebeu um "carrinho amigo" de Pepe enquanto tentava voltar ao gol.

O pior: James Rodriguez

O colombiano, no meio de campo, mal apareceu. Então foi ajudar a defesa em um escanteio aos 43 min. do 1°t. Navas agarrou o cruzamento e viu James livre para puxar o contra-ataque. O colombiano perdeu o ritmo e resolveu recuar. Erro grotesco: a bola parou nos pés do ataque do Rayo, que marcou com Bueno, após Navas ficar vendido no lance. Pela falha e poucas aparições na frente, James fica com o "prêmio".

Chave do jogo

Aos 10 minutos do 2°t, Kroos marcou o terceiro do Real, praticamente definindo a vitória. O problema é que, um minutos antes, o brasileiro Leo Baptistao havia empatado o jogo, mas teve o lance anulado por impedimento duvidoso. Se o árbitro validasse o lance, a história poderia ter sido outra. E a situação piorou de vez após mais 3 minutos: Benzema marcou o quarto do Real em completo impedimento, dessa vez ignorado.

Para lembrar

O gol de Sergio Ramos foi o de número 66.666 da história do Campeonato Espanhol. Para supersticiosos, fica a curiosidade.

Cristiano Ronaldo foi a 18 gols no campeonato, artilheiro da competição. O ataque do Real chegou a 42 gols em 11 rodadas, igualando sua melhor marca na história.

Bueno, autor do gol do Rayo, é cria da base do Real Madrid. Nos profissionais, porém, só foi utilizado por três jogos na temporada 2008/2009 e deixou o clube.