Topo

Espanhol - 2019

Cristiano Ronaldo faz 3 gols, cava pênalti e Real vence o Celta no Espanhol

Do UOL, em São Paulo

06/12/2014 18h51

Mesmo sem jogar uma partida esplêndida, Cristiano Ronaldo marcou três gols e deu a vitória ao Real Madrid sobre o Celta de Vigo (3 a 0), no Santiago Bernabeu, pelo Campeonato Espanhol. Ele é o artilheiro isolado da competição com 23 tentos.

O primeiro foi de pênalti, marcado de forma no mínimo duvidosa. Na jogada, o português caiu de maneira espalhafatosa após ser tocado apenas levemente por um rival na grande área.

O árbitro deu o pênalti, sob protesto intenso dos jogadores do Celta. Ronaldo converteu a cobrança. No segundo tempo, ele marcou o segundo logo no começo. Depois, com naturalidade, fez o terceiro ao receber passe de Marcelo. Saiu no final, aplaudido de pé pela torcida merengue.

O Real se consolidou na liderança do Espanhol com 36 pontos, quatro à frente do Atlético de Madri, que também venceu no sábado.

Fases do jogo. O primeiro tempo começou como se esperava: com o Real pressionando o adversário, mais fraco tecnicamente e com um elenco menos estrelado. Mas o Celta anunciava que venderia caro uma derrota, e se defendia como podia, evitando as investidas de Ronaldo, Benzema e James Rodríguez. Penetrando pelo meio da zaga, Ronaldo apareceu na frente do goleiro, recebeu um lançamento, mas foi tocado no braço: pênalti que ele mesmo converteu.

Depois do primeiro gol, o Real se sentiu ainda mais à vontade na partida e passou a tocar melhor a bola, procurando o segundo. Uma atuação segura do goleiro Sergio Alvarez, do Celta, evitou que o placar fosse aumentado ainda no primeiro tempo.

Sem conseguir ameaçar o gol de Casillas, o Celta foi cansando e se tornando presa fácil dos merengues. Com certa facilidade, Ronaldo fez o segundo, ao aproveitar bola espirrada dentro da área e bater de primeira. Depois, o terceiro, em passe de Marcelo.  

O melhor. Cristiano Ronaldo. Mais uma vez, foi o grande personagem da partida. Cavou um pênalti, cobrou bem e fez o primeiro. Depois acertou um belo chute para marcar o segundo. O terceiro nasceu de seu bom posicionamento na área. Também tentou uma meia-bicicleta muito bonita, que por pouco não termina no fundo da rede.

O pior. Toni Kroos. O meia esteve apagado durante o jogo. Foi uma atuação diferente do que ele vem mostrando ultimamente. Foi figura praticamente nula no meio-campo merengue.

Chave do jogo. O primeiro gol. A defesa do Celta estava segurando bem o bombardeio inicial do Real até que houve o pênalti. A partir da abertura do placar, o Real começou a ficar mais a vontade na partida, sem a pressão do placar em branco.

Para lembrar

Artilheiro... Cristiano Ronaldo marcou seu 23º gol no Espanhol, mais do que 15 times do campeonato. Ele está muito longe do segundo colocado na artilharia: Neymar, que fez 11 gols.

... piscinero. Dos 23 gols do português, 7 foram marcados de pênalti, alguns sofridos por ele mesmo. No caso deste sábado, ele claramente cavou a penalidade, ao se jogar na grande área após ser levemente tocado. Foi chamado de “piscinero” na internet, o apelido daqueles eu gostam de se jogar.

Baleado. O colombiano James Rodriguez, um dos principais articuladores do meio-campo merengue, pediu para ser substituído no segundo tempo, aparentemente com uma lesão muscular.

300 de Madri. O zagueiro Sergio Ramos fez seu 300º jogo pelo Real Madrid no Campeonato Espanhol.