Topo

Espanhol - 2019

Sob olhar de Fernando Torres, Atlético de Madri bate Levante no Espanhol

Do UOL, em São Paulo

03/01/2015 14h48

Foi quase um passeio no Vicente Calderón: sem dificuldades, o Atlético de Madri derrotou o Levante por 3 a 1 na tarde deste sábado, em Madri. Os visitantes ainda deram sorte, e poderiam ser sofrido uma goleada: levaram bolas na trave, gols anulados e quase não atacaram.

Sob olhar atento de Fernando Torres, que voltará a defender o Atlético, os comandados de Simeone vão a 38 pontos, e mantém a perseguição ao Barcelona, que tem a mesma pontuação, e o Real Madrid, líder com 39. 

 O Levante fica com 15 pontos, perigosamente perto da zona da degola.

Fases do jogo: Jogando em casa contra um adversário candidato a lutar contra o rebaixamento, era natural que o Atlético tomasse as rédeas do jogo. Os comandados de Simeone passaram a maior parte do tempo no campo de ataque.

Nos pés de Griezmann e Arda Turan aconteciam as melhores jogadas. Só no primeiro tempo foram dois gols anulados: um aos 11 minutos, com Turan, por impedimento, e outro aos 30, com Mandzukic, que tocou a bola com a mão.

Griezmann, de cabeça, colocou os donos da casa na frente aos 17 minutos. O francês marcou o segundo logo com um minuto da segunda etapa, mais uma vez usando a cabeça: o goleiro Marino fez uma grande defesa, mas a bola já tinha cruzado a linha do gol.

O Levante diminuiu em um lance de sorte: a bola cruzada na área bateu em El Zhar, que sem querer acabou mandando para as redes. O erro, porém, foi o único do Atlético, que ainda marcou o terceiro com Godin (outra vez de cabeça) e garantiu os três pontos.

O melhor: Griezmann (Atlético) – Além de marcar dois gols, o francês foi participativo e criativo durante toda a partida. Caiu tanto pelo lado direito como pelo esquerdo, e infernizou a defesa do Levante a todo momento.

O piorDiop (Levante) – Com a missão de correr atrás dos habilidosos meias atleticanos, sofreu muito e acabou abusando das faltas. Levou cartão por uma entrada dura em Gabi

A chave do jogo: lado esquerdo - os dois gols que encaminharam a vitória do Atlético saíram de cruzamentos precisos do lado esquerdo, com Juanfran. O setor foi o principal ponto dos ataques da equipe da casa.

Toque dos técnicos:Jogando em casa, Simeone colocou sua equipe no ataque, sufocando o adversário e tocando a bola com qualidade no meio. O esquema deu certo: o Levante, que entrou apostando no contra-ataque e na marcação, não viu a cor da bola em Madrid.

Para lembrar:

De volta: Fernando Torres, que volta a defender o Atlético nos próximos dias, assistiu à partida das arquibancadas. Revelado no Vicente Calderón, o atacante foi ovacionado pela torcida em vários momentos durante o jogo.

Artilheiro brazuca:Rafael Martins, do Levante, foi artilheiro da Copa São Paulo de Juniores em 2008, atuando pelo Grêmio. O atacante chegou ao Levante em 2014, após boa passagem pelo Vitória Setúbal, de Portugal.

Jogo Aéreo:Griezmann não é alto – tem 1,76m – mas é o jogador que mais marcou de cabeça no Campeonato Espanhol. Foram quatro gols.