Topo

Espanhol - 2019

Mesmo com Messi, Neymar e Suárez, Barcelona perde para a Real Sociedad

Do UOL, em São Paulo

04/01/2015 19h49

O Barcelona perdeu a chance de ultrapassar o Real Madrid e chegar à liderança do Campeonato Espanhol ao perder fora de casa para a Real Sociedad (1 a 0). Mesmo com seus principais titulares em campo, o time catalão dominou a posse de bola, mas não conseguiu transformá-la em gols.

Messi e Neymar começaram a partida no banco de reservas, mas com a derrota parcial foram chamados para resolver no segundo tempo. Com pouca inspiração, a dupla, aliada ao uruguaio Luis Suárez, não foi capaz de furar o bloqueio defensivo do time da casa, que saiu na frente com um gol contra de Jordi Alba logo no começo.

A derrota deixa o Barcelona com 38 pontos, na segunda posição. O Real, que perdeu para o Valencia mais cedo, permanece na liderança com um ponto a mais.

Fases do jogo. O técnico Luis Enrique não escalou suas principais peças logo de cara. Como Messi e Neymar se reapresentaram um dia depois do restante do elenco, o treinador os deixou no banco e deu oportunidades para Pedro e Munir, que estava trabalhando há mais tempo.

Mas, logo nos primeiros minutos, um cruzamento na área foi cortado de forma errada pelo lateral Jordi Alba e a bola acabou parando dentro do gol de Bravo: 1 a 0. Com o placar adverso, o Barça tratou de impor seu estilo de jogo, controlando a posse de bola e trocando passes com rapidez, usando principalmente o talento de Xavi e Iniesta.

Mas o jogo não fluiu e o primeiro tempo transcorreu sem chances muito claras nos dois lados. Para o segundo tempo, o treinador Luis Enrique resolveu colocar em campo o que tinha de melhor e escalou Messin, Neymar e Daniel Alves para tentar reverter o placar.

Em vão. Em uma noite de pouca inspiração, o ataque catalão não furou a defesa da Real Sociedad, mesmo com duas chances incrpiveis desperdiçadas por Suárez no final do jogo.   

Chave do jogo. A retranca da Real Sociedad. Com 1 a 0 desde o começo do jogo, o time da casa foi competente e humilde ao admitir a fraqueza técnica e se aplicar taticamente para evitar os ataques dos adversários.

O melhor. Carlos Vella. O artilheiro da Real Sociedad na temporada foi a grande rota de fuga de sua equipe, principalmente nos momentos em que ela era mais pressionada pelos visitantes. Com experiência, ele soube gastar o tempo no final da partida e evitou que a bola ficasse na defesa de sua equipe. Saiu muito aplaudido de campo.

O pior. Pedro. O atacante que começou como titular no lugar de Neymar decepcionou. Erros técnicos e de posicionamento o fizeram ser substituído ainda no começo do segundo tempo. Menção honrosa a Suárez, que perdeu duas grande chances de emptar no final.

Toque dos técnicos. Muitos vão dizer que Luis Enrique escolheu as opções erradas para começar o jogo e precisou das substituições para refazer a equipe catalã. Não faz sentido deixar seus melhores jogadores no banco de reservas, principalmente em um jogo fora de casa, contra um adversário que tem bom retrospecto contra o Barcelona.

Para lembrar. O Barcelona não vence na casa do Real Sociedad desde 2007. O tabu continua.