Topo

Espanhol - 2019

Neymar tenta malandragem para salvar Barça da derrota e é punido

Neymar tira bola do goleiro em lance considerado ilegal; ele levou amarelo - Reprodução
Neymar tira bola do goleiro em lance considerado ilegal; ele levou amarelo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/01/2015 20h14

O Barcelona vinha perdendo para a Real Sociedad e nos acréscimos do jogo, o atacante Neymar tentou dar uma de espertinho para evitar a derrota. Quando o goleiro Rulli foi repor a bola em jogo, o brasileiro a interceptou no ar, tirou a pelota da posse do arqueiro e foi em direção ao gol vazio.

O árbitro da partida imediatamente marcou falta e deu cartão amarelo ao Neymar, que foi vaiado pela torcida da Real Sociedad. O jogo terminou mesmo em 1 a 0 a favor da equipe da casa.

Na internet, o lance suscitou dúvida entre os torcedores e muitos questionaram a marcação do juiz, afirmando que a tentativa de Neymar foi legal. Mas, de acordo com o ex-árbitro brasileiro Leonardo Gaciba, o juiz do jogo acertou na marcação.

“É falta e o cartão amarelo é possível”, disse o juiz, consultado pela reportagem. Gaciba explicou que há muito tempo a regra dá ao goleiro seis segundos para repor a bola em jogo e, durante esse tempo, ninguém pode tirar a bola de seu domínio, mesmo que ele a jogue para o ar.

“Foi desconhecimento da regra ou ele quis dar uma de joão-sem-braço, se colar, colou”, cogitou Gaciba.

Com a derrota, o Barcelona perdeu a chance de chegar à liderança do Campeonato Espanhol, que continua com o Real Madrid, outro derrotado na rodada deste domingo.