Topo

Espanhol - 2019

Valencia vira e quebra sequência de 22 vitórias seguidas do Real Madrid

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/01/2015 15h52

A paralisação do Campeonato Espanhol por causa das festas de fim de ano não fez bem ao Real Madrid. Neste domingo, os merengues perderam jogo contra o Valencia, de virada, por 2 a 1. Para completar, o time de Cristiano Ronaldo não conseguiu manter sequência de vitórias em partidas oficiais – eram 22 triunfos consecutivos até o resultado negativo no estádio Mestalla.

Um time brasileiro tem muito a comemorar este resultado na Espanha. O recorde de vitórias seguidas é do Coritiba – que somou 24 triunfos em sequência no ano de 2011 e entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes. “Secar” o Real Madrid deu certo para o clube paranaense, que segue como dono da marca.

A tabela do Espanhol também preocupa o Real após o revés com gols de Barrágan e Otamendi - Cristiano Ronaldo marcou de pênalti. Com 39 pontos, o time da capital espanhola está na liderança, mas pode ser ultrapassado pelo Barcelona. Os catalães somam 38 pontos e ainda jogam neste domingo. Apesar do perigo, os merengues têm um jogo a menos. O Valencia aparece na quarta colocação, com 34.

Fases do jogo

Sem dificuldades, o Real Madrid conseguiu se impor e contou com um golpe de sorte para abrir o placar logo aos 13min de partida. O atacante Negredo cortou jogada de bola parada com a mão dentro da área do Valencia. O árbitro flagrou o lance e apitou pênalti. Cristiano Ronaldo deslocou o brasileiro Diego Alves para marcar 1 a 0.

O gol deu tranquilidade ao Real e obrigou o Valencia a jogar. Os donos da casa, no entanto, só apareceram com perigo aos 45min do primeiro tempo, quando André Gomes arriscou chute de longe. A bola desviou em Carvajal e bateu na trave. Casillas ainda teve tempo para se recuperar e abafar nova tentativa adversária.

Sem perder a intensidade após o intervalo, o Valencia chegou ao empate aos 6min da segunda etapa. Barrágan recebeu na direita para finalizar. O lateral contou com desvio de Pepe para igualar o placar em 1 a 1. Animados, os donos da casa foram para cima e acabaram premiados pouco depois.

Aos 19min, o ex-jogador do Atlético-MG Otamendi subiu mais que Sergio Ramos e conseguiu cabecear sem chances para Casillas. Valencia na frente: 2 a 1.

Em desvantagem, o Real Madrid tentou pressionar e não conseguiu. Diego Alves esteve bem quando exigido. Cristiano Ronaldo teve chance importante aos 39min, quando o brasileiro brilhou.

O melhor: Diego Alves (Valencia) – O goleiro brasileiro brilhou em jogo importante pelo Espanhol. Bombardeado no primeiro tempo, ele conseguiu salvar o Valencia – apesar de não ter parado Cristiano Ronaldo em cobrança de pênalti. Após a virada de sua equipe, Diego voltou a ser exigido e se deu bem.

O pior: Sergio Ramos (Real Madrid) – Perdido em campo, o zagueiro teve problemas com a velocidade dos adversários. Uma falha pelo alto, no entanto, foi decisiva. O defensor perdeu para Otamendi em lance que definiu a virada do Valencia.

Chave do jogo

Valencia rápido – Em partida tensa, o Valencia conseguiu esquecer as reclamações para se concentrar somente no jogo. Em pouco tempo de pura velocidade na segunda etapa, os anfitriões chegaram à virada.

Para lembrar

Recorde perdido – Fora de casa neste domingo, o Real Madrid perdeu a chance de chegar ao 23º triunfo consecutivo em jogos oficiais. Os merengues tinham o objetivo de uma vitória sobre o Valencia e outra sobre o Atlético de Madri – na próxima quarta-feira – para igualar a marca recorde do Coritiba.

Valencia aplaude Real – Os jogadores da casa formaram uma espécie de paredão para aplaudir o time de Carlo Ancelotti, campeão mundial em dezembro. O Valencia aplaudiu os rivais durante entrada no gramado do estádio Mestalla em sinal de reconhecimento pelo título conquistado sobre o argentino San Lorenzo.