Topo

Espanhol - 2019

Astros sobram e Barça faz 5 no Athletic de Bilbao. E já cola no Real

Do UOL, em São Paulo

08/02/2015 19h49

A goleada sofrida pelo Real Madrid diante do Atlético de Madri pode custar caro ao time merengue. O “recado” é do Barcelona, que neste domingo bateu o Athletic Bilbao por 5 a 2 em mais um dia inspirado de seu trio de ataque e chegou a nove vitórias seguidas na temporada.

A sequência mostra o bom momento do time catalão, que superou as crises com o técnico Luis Enrique e vê Messi, Neymar e Suárez entrosados como nunca. Neste domingo, cada um marcou o seu na vitória do Barcelona – Pedro e De Marcos, contra, completaram o marcador.

Com o resultado, o time vai a 53 pontos na tabela, um a menos que o líder Real Madrid, que no último sábado levou 4 a 0 do Atlético e ligou o sinal de alerta. Em alta no começo da fase decisiva da temporada, o Barcelona manda um sinal para seus rivais diretos, indicando que vai brigar por tudo na temporada. 

Fases do jogo:
O Athletic tentou fazer jogo duro contra o Barcelona, mas sucumbiu ao bom jogo dos três melhores jogadores do time catalão. Com Messi, Suárez e Neymar inspirados, o time basco bem que tentou igualar o jogo, mas foi refém do talento alheio.

Messi abriu o placar com alguma sorte, em uma cobrança de falta desviada aos 14 minutos do primeiro tempo. Na primeira boa combinação do trio, Neymar iniciou, Messi ajeitou e Suárez bateu firme para o gol, aos 25 minutos.

A vantagem fez os catalães diminuírem o ritmo e Mikel Rico aproveitou aos 13 minutos do segundo tempo. Era o momento da pressão dos bascos, que partiriam com tudo para o ataque. Só que um lance infeliz de Marcos, que desviou um chute de Messi para o próprio gol aos 17 minutos, deu a vantagem decisiva ao Barça, que ainda completaria o marcador com Neymar e Pedro e levaria mais um de Aduriz.

Melhor: Trio de ataque. Messi, Neymar e Suárez estão cada vez mais entrosados, mudando a todo tempo de posição, enlouquecendo as zagas rivais e prometendo muito trabalho para quem achava que a temporada do Barcelona já tinha acabado.

Pior: Marcos. Lateral sofreu com a pressão do forte ataque do Barcelona ao longo de todo o jogo, mas foi decisivo quando desviou para dentro, meio sem jeito, um toque errado de Messi para o gol. O 3 a 1 derrubou uma tentativa de reação no melhor momento do time da casa. 

Chave do jogo: Vantagem técnica do Barcelona foi preponderante. Em boa fase, o time catalão conta muito com as combinações entre Messi, Suárez e Neymar, que neste domingo ainda contaram com boas participações de Xavi e Rakitic.

Para lembrar:
Retorno bendito:
No primeiro jogo do ano, o Barcelona foi ao país basco e sofreu uma dura derrota por 1 a 0 para o Real Sociedad. O revés disparou uma crise que hoje, nove jogos depois, parece contornada. De volta à região para o jogo com o Athletic, o time catalão levou na bagagem oito vitórias, duas delas contra o Atlético de Madri.

Má fama: No segundo tempo, Etxeita ergueu demais o pé em uma entrada violenta sobre Suárez e foi expulso justamente. A torcida no estádio, sem acesso às imagens, não perdoou o uruguaio, que pagou pelo histórico e foi vaiado injustamente por suposta simulação.