Topo

Espanhol - 2019

Dani Alves falha em dia de "apagão", Barça perde jogo e chance de liderar

Barcelona x Malaga
1 | 1

Do UOL, em São Paulo

21/02/2015 14h51

Messi, Neymar e Suárez no Camp Nou é certeza de show, certo? Pelo menos não neste sábado (21). No dia em que um dos ataques mais fortes do mundo foi surpreendentemente presa fácil, o Barcelona foi derrotado pelo Málaga por 1 a 0, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol

Sem conseguir o menor espaço diante da forte retranca do adversário, o Barça sofreu com entradas firmes para segurar o jogo, um árbitro que não marcou as faltas que deveria e um sistema defensivo muito bem executado pelo Málaga. A situação deixou o trio ofensivo catalão completamente sem ação.

O que facilitou a vida do time da Andaluzia foi um erro de Daniel Alves. Juanmi aproveitou um recuo fraco do brasileiro e marcou para os visitantes. Depois, só retranca.

Como se não bastasse a derrota, os catalães ainda perderam a chance de assumir, pelo menos provisoriamente, a liderança do Espanhol. O Barça ficou estacionado nos 56 pontos e pode ver o líder Real Madrid abrir quatro de diferença caso vença o Elche neste domingo.

Fases do jogo: O domínio do Barcelona ficou claro desde que o juiz autorizou a saída de bola. Claro que a torcida já esperava um gol logo no começo. E foi o que aconteceu, mas não a favor do donos da casa. Aos sete minutos, Daniel Alves tentou recuar um chutão do Málaga para o goleiro Claudio Bravo. Só que a bola foi fraca e sobrou para Juanmi, que veio em velocidade, se livrou de todo mundo e tocou para o gol vazio.

Se a proposta dos visitantes já era de ficar atrás da linha da bola, imagina o que aconteceu com 1 a 0 a favor? Em determinados momentos, era notável a presença de todos os jogadores do Málaga na intermediária defensiva. Foi só contra-ataque, o que proporcionou ainda mais duas chances de gol, ambas sem sucesso.

O Barcelona quase empatou logo em seguida, mas Weligton salvou o chute de Rafinha em cima da linha. Após a chance mais clara que teve no primeiro tempo, o time catalão penou para conseguir espaço. Tentou pelo lado? Sim, mas sempre havia uma marcação fechada. Messi e Neymar pelo meio? Também, mas sem o menor perigo.

O panorama se estendeu por todo o segundo tempo. Com o Málaga completamente fechado e um Barcelona que não conseguia furar a retranca.

O melhor: Sistema defensivo do Málaga. Está certo que o time da Andaluzia bateu demais durante o jogo e contou com um árbitro que não tinha o pulso necessário. No entanto, só o fato de parar um ataque com Messi, Neymar e Suárez já é um feito e tanto.

O pior: Daniel Alves. O lateral brasileiro errou feio no gol que deu ao Málaga a vantagem no primeiro tempo. Além disso, todos os contra-ataques do adversário foram puxados para cima de sua marcação.

Toque dos técnicos: Luis Enrique pode ter um elenco cheio de estrelas, mas quem levou a melhor neste sábado foi Javi Gracia. O técnico do Málaga armou bem o esquema defensivo, com duas linhas de quatro e dois atacantes armando contra-ataque. Claro que a disciplina tática dos atletas ajudou, mas o desenho tático de Gracia minou Neymar, Messi e Suárez.

Para lembrar:

Time da virada: Se tinha um time apto a virar uma partida neste Espanhol, era o Barcelona. Os catalães haviam perdido apenas um jogo no Camp Nou quando saiu em desvantagem no placar. Nas outras duas oportunidades havia virado, o que não aconteceu desta vez.