Topo

Espanhol - 2019

Barça sofre, mas vence Granada com brilho da dupla Rakitic e Suárez

Do UOL, em São Paulo

28/02/2015 13h49

O Barcelona não conseguiu impor seu futebol brilhante. Mas contou com a qualidade técnica de seus jogadores, especialmente o talento e ótimo entrosamento entre Ivan Rakitic e Luis Suárez, para cumprir seu papel e vencer o Granada por 3 a 1 pelo Campeonato Espanhol neste sábado.

O resultado mantém o time na cola do líder Real Madrid. Os catalães foram a 59 pontos, um a menos que os merengues, que ainda jogam na rodada. No domingo, eles enfrentam o Villarreal na luta para voltar ao topo.

VEJA COMO FOI O LANCE A LANCE DA PARTIDA

Fases do jogo: O Barcelona não conseguiu impor seu estilo de jogo no primeiro tempo. A equipe enfrentava uma equipe bem postada e tinha grandes dificuldades de chegar ao adversário.

Com pouco brilho e criatividade, pecava por errar passes e chegava em raras infiltrações, fruto mais do talento individual de seus jogadores do que do jogo coletivo. E foi em uma jogada em que a técnica dos atletas prevaleceu que o time chegou ao gol aos 25 minutos do primeiro tempo. Suárez recebeu longo lançamento e chutou para a área. A bola bateu em Cala, mas Rakitic pegou o rebote e chutou forte para o gol para abrir o placar.

Mesmo com o tento, o jogo continuou sendo duro. O Granada, se não exibia talento, tinha vontade e organização em campo com uma defesa que fazia bem o seu papel na marcação.

No segundo tempo, mais uma vez o talento dos atletas prevaleceu. Logo aos 3 minutos da etapa final, Suárez tabelou com Rakitic, invadiu a área e tocou na saída do goleiro. Um belo gol para o Barça.

A fatura parecia liquidada, mas menos de cinco minutos depois o Granada diminuiu em um pênalti. Lass foi derrubado por Bartra dentro da área e o árbitro marcou a penalidade máxima. Fran Rico bateu firme no canto esquerdo de Bravo e diminuiu o prejuízo.

O Granada voltou para o jogo e a partida ficou equilibrada. Mas o Barça mostrou que o entrosamento entre Rakitic e Suárez estava mesmo irreparável. Rakitic deu ótimo passe para Suárez. O uruguaio invadiu e se viu livre para fazer o gol. Mas mostrou generosidade e tocou para Messi empurrar para o gol e marcar o terceiro para o Barça. O posicionamento de Messi gerou dúvidas se estava em situação de impedimento, mas o árbitro validou o lance.

O melhor: Rakitic. O croata estava inspirado na partida e teve uma grande atuação. Apesar das dificuldades que o Barcelona de furar a defesa do Granada, ele venceu a barreira, fez o primeiro gol, deu assistência para o segundo e ainda participou diretamente do terceiro.

Chave do jogo: Entrosamento da dupla Rakitic e Suárez. Atuando juntos, os dois fizeram a qualidade técnica prevalecer sobre a deficiência do jogo coletivo do Barcelona em alguns momentos. A harmonia foi responsável pelos três gols da equipe catalã.

Para lembrar: Luis Suárez volta a mostrar sua melhor fase. Ele já havia brilhado na última terça-feira, na vitória sobre o Manchester City por 2 a 1, no jogo de ida da Liga dos Campeões. Decisivo como nunca, ele fez os dois gols do triunfo.