Topo

Espanhol - 2019

Iniesta não está em boa fase. Os números do Espanhol deixam isso bem claro

Capitão do Barcelona, Iniesta vibra após um de seus únicos gols no ano, na Copa do Rei - EFE/Alejandro García
Capitão do Barcelona, Iniesta vibra após um de seus únicos gols no ano, na Copa do Rei Imagem: EFE/Alejandro García

Do UOL, em São Paulo

28/02/2015 06h00

Andrés Iniesta dispensa apresentações, mas vamos a elas. Herói da Copa do Mundo de 2010, segundo melhor jogador do mundo no mesmo ano, multicampeão e hoje capitão do Barcelona. Um craque. Só que neste ano, ele ainda não marcou nenhum gol nem deu nenhuma assistência nas 15 partidas que disputou do Campeonato Espanhol.

A estatística é, até certo modo, surpreendente. Aos 30 anos, Iniesta ainda é considerado um dos melhores jogadores do mundo – está na seleção do mundo, eleita pelo sindicato de jogadores, desde 2009. Só que ele não está conseguindo criar tanto impacto no jogo do Barcelona nesta temporada, ao menos no Campeonato Espanhol.

Iniesta esteve em campo durante 1033 minutos, uma média de 68 minutos por partida disputada. Em todo esse tempo, não foi às redes nenhuma vez e nem sequer deu passes para Lionel Messi e Neymar, artilheiros do time com 26 e 17 gols, respectivamente.

São números bem inferiores aos que Iniesta apresentou em seus melhores anos. Embora nunca tenham sido sua especialidade, o espanhol chegou a fazer oito gols em 2010/11 e dar 11 assistências em 2012/13, seus melhores números nos quesitos, segundo o AS.

Exceção feita a Sergi Roberto, jovem que atuou em somente sete partidas do campeonato, todos os companheiros de Iniesta têm números melhores. O melhor é Rakitic, com quem o espanhol divide a criação do Barcelona, que fez três gols e deu quatro assistências.

O desempenho de Iniesta melhora um pouco quando se trata das outras competições do Barcelona na temporada. O meia deu assistências para três dos 17 gols do clube na Liga dos Campeões, embora não tenha marcado nenhum deles. Ele só fez gol na Copa do Rei. Foram três, um deles no primeiro jogo da semifinal contra o Villarreal.

Neste sábado, Iniesta terá mais uma chance de tirar a “zica” no Espanhol. Vice-líder com 56 pontos, quatro a menos que o Real Madrid, o Barcelona visitará Granada às 12h, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte