Topo

Espanhol - 2019

Messi decide, e Barcelona garante vantagem para clássico contra Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

14/03/2015 15h51

São apenas 27 jogos no Campeonato Espanhol, mas Lionel Messi já superou em 2014/2015 os números da temporada anterior. Neste sábado (14), o argentino confirmou o início fantástico de ano em 2015 e anotou os dois gols do Barcelona numa vitória por 2 a 0 sobre o Eibar fora de casa.

O triunfo assegurou ao Barcelona a vantagem para o clássico contra o Real Madrid, que será disputado na próxima rodada do Campeonato Espanhol. O time catalão chegou a 65 pontos e manteve a primeira posição do torneio nacional - a equipe merengue tem 61 pontos e receberá o Levante no domingo.

O sábado ainda teve homenagem a Xavi, que começou no banco de reservas e foi ovacionado quando entrou em campo para sua 750ª partida com a camisa do Barcelona. Só não foi uma tarde perfeita para os catalães porque Neymar, substituído por Pedro no segundo tempo, saiu mais uma vez de campo com cara de poucos amigos.

Fases do jogo: Rakitic quase marcou de cabeça a 1min de jogo, e esse era apenas um indício de que o Barcelona pressionaria o Eibar. Superior tecnicamente, o time catalão adiantou suas linhas de marcação e tentou concentrar a partida em seu campo de ataque desde os primeiros minutos.

Nos 20 minutos iniciais, Suárez teve uma boa chance (um chute cruzado que Neymar não conseguiu completar para as redes) e Neymar teve outra (uma cobrança de falta que acertou a barreira). E Messi, que participava de todas as ações ofensivas, já havia dado pelo menos três dribles impressionantes.

O problema para o Barcelona é que essa superioridade não virou um amplo domínio do jogo. Com dificuldade para ultrapassar a linha defensiva do Eibar, o time catalão só conseguiu abrir o placar num pênalti cometido por Navas, que botou a mão na bola dentro da área. Messi cobrou e abriu o placar aos 30min.

O Barcelona fechou o primeiro tempo com seis finalizações (o Eibar teve apenas três). Mas domínio, mesmo, o time catalão teve no início da etapa final. Neymar e Suárez já haviam criado chances aos 11min, quando Rakitic cruzou na cabeça de Messi. O argentino só teve o trabalho de desviar para as redes.

A partir daí, Luis Enrique começou a mudar o Barcelona. Xavi entrou no lugar de Rakitic e foi muito aplaudido, e Neymar não escondeu a cara fechada ao ser trocado por Pedro. Essas foram as principais notícias de um trecho do jogo em que as emoções ficaram extremamente raras.

O melhor: Messi. É até repetitivo dizer isso, mas o argentino vive um ano fantástico. Ele chegou a 17 gols no Campeonato Espanhol em 2015 e ainda participou das principais ações ofensivas da equipe catalã.

O pior: Errasti. O meio-campista que atuou do lado direito deu espaços demais para o Barcelona naquele setor. Não foi criativo, não ofereceu volume de jogo ao Eibar e tampouco conseguiu conter o ataque dos catalães. De quebra, fez muitas faltas.

Toque dos técnicos: Luis Enrique preservou uma série de jogadores da defesa e do meio-campo para as partidas contra Manchester City (na quarta-feira, pela Liga dos Campeões) e Real Madrid (no domingo, pelo Campeonato Espanhol). A aposta dele foi mais uma vez no ataque formado por Messi, Suárez e Neymar. Ainda que os três não tenham sido brilhantes, quase tudo que o Barcelona criou passou pelos pés de ao menos um deles.

Chave do jogo: A qualidade técnica do Barcelona. O time catalão não foi brilhante e não conseguiu encurralar o Eibar, mas conseguiu aproveitar a superioridade técnica e decidiu o confronto quando teve chance.

Para lembrar:

Mudança “dos sonhos”. Em entrevista veiculada neste sábado (14), horas antes da vitória sobre o Eibar, pelo canal “BeIn Sports”, o uruguaio Luis Suárez falou mais uma vez sobre a mudança de Liverpool para Barcelona. “Minha família está feliz aqui, desfrutando a cidade. Estou vivendo um sonho”, contou o camisa 9, que culpou a imprensa britânica por sua vontade de deixar o país: “Não sei se havia uma campanha contra mim, mas sempre foi claro que me trataram mal”.

Mudado. O Barcelona terá dois compromissos importantes na próxima semana (contra o Manchester City, na quarta-feira, pela Liga dos Campeões, e contra o Real Madrid, no domingo, pelo Campeonato Espanhol). Pensando nisso, Luis Enrique usou uma formação pouco convencional neste sábado, contra o Eibar. O meio-campo foi formado por Sergi Roberto, Rafinha e Rakitic, por exemplo, com Xavi e Iniesta no banco. Bartra foi escalado ao lado de Piqué na defesa, e Mascherano também começou entre os suplentes.

750 vezes Xavi. Xavi Hernández começou no banco, mas teve um motivo muito especial para comemorar neste sábado (14). O camisa 6 do Barcelona entrou no lugar de Rakitic aos 17min do segundo tempo e chegou a 750 partidas pela equipe catalã. Ele foi aplaudido de pé por todo o estádio quando a substituição aconteceu.

300 vezes Neymar. O jogo contra o Eibar também foi especial para Neymar, que chegou a 300 partidas como profissional (225 pelo Santos e 75 pelo Barcelona). Suspenso, o brasileiro havia desfalcado os catalães na rodada anterior do Campeonato Espanhol.

Que fase! Messi chegou a 17 gols anotados no Campeonato Espanhol em 2015. Nenhum outro jogador das principais ligas do Velho Continente passou de 11 bolas nas redes adversárias neste ano. Já são 43 gols na temporada 2014/2015, dois a mais do que em todo o ano anterior.