Topo

Espanhol - 2019

Barça poupa Neymar e usa Messi e Suárez para vencer 9º jogo seguido

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 16h51

O Barcelona se deu ao luxo de poupar Piqué, Iniesta e Neymar e mesmo assim chegou à nona vitória consecutiva. Companheiros do brasileiro no tridente ofensivo, Lionel Messi, Luis Suárez (duas vezes) e Bartra marcaram e fizeram o time catalão vencer o Almería em casa por 4 a 0.

O resultado mantém a boa sequência do Barcelona, que chega a 74 pontos e segue líder do Campeonato Espanhol. O Real Madrid, segundo colocado, foi a 70 após bater o Rayo Vallecano por 2 a 0.

A vantagem sobre os rivais a oito rodadas do fim é fundamental para o Barcelona, que ainda tem Liga dos Campeões e a final da Copa do Rei pela frente. É justamente essa maratona que faz Luis Enrique querer girar o elenco como ocorreu nesta quarta, em que ele sequer usou os três titulares no segundo tempo.

A estratégia, é claro, foi facilitada por quem foi a campo. Mesmo diante de um time retrancado, Lionel Messi abriu o placar em jogada individual ainda no primeiro tempo e clareou o jogo para o Barcelona, que daí em diante pôde se dividir entre ampliar o placar sem pressa e se poupar para a reta final da temporada.

Fases do jogo:
O Barcelona, como de costume, assumiu a posse de bola, tentou propor jogo e foi para cima do Almería, mas encontrou um rival disposto a pouco. Excessivamente recuado, o time visitante posicionou o time inteiro na frente da área e tentou cortar a ligação entre o meio e o ataque de Xavi e companhia.

A estratégia começou dando certo, tão certo que o Almería chegou até a ameaçar em um contra-ataque. Quando Messi teve um espaço mínimo, porém, decidiu. O argentino dominou quase na linha de fundo, caminhou para dentro da área e chutou na diagonal, com efeito, encontrando o canto direito do goleiro para abrir o marcador aos 32 minutos do primeiro tempo.

Com a barreira superada, o Barcelona teve mais folga para trabalhar e menos pressa. Trabalhou a bola mais recuado, esperou o Almería sair e deu o golpe final aos 9 minutos do segundo tempo, quando Suárez recebeu em um contra-ataque, cortou e bateu da entrada da área, acertando o ângulo da meta defendida por Julián.

Dali em diante, o Barça só deixou o jogo correr. Bartra, em um cruzamento de Xavi, marcou o terceiro de cabeça aos 29 minutos do segundo tempo. Aos 46 minutos, Suárez fechou o placar em um contra-ataque após belo passe de Pedro, fechando o marcador.

Melhor: Messi. Com o time misto, o talento do argentino é ainda mais necessário. Diante de um verdadeiro ferrolho, o camisa 10 acertou um chute de sinuca que garantiu a vantagem do clube catalão.

Pior: Defesa do Almería. O time entrou em campo disposto a colocar nove jogadores atrás da linha da bola com o intuito de brecar o Barça. Apesar do esforço, porém, não conseguiu parar as jogadas individuais que decidiram a partida.

Chave do jogo: O gol de Messi. Diante de uma defesa cerrada, o argentino encontrou o espaço mínimo, deu a vantagem que o time precisava e clareou o jogo para os catalães, que passaram a ter mais espaço à medida que o Almería saiu para jogar.

Outros destaques:
Neymar em má fase:
O brasileiro ficou no banco por ter sido poupado, como foram Piqué e Iniesta. O momento para tal, porém, é dos piores para ele, que não marca há cinco rodadas e pode quebrar seu próprio recorde negativo se atingir seis partidas em jejum no Espanhol. Sua falta de pontaria é assunto na imprensa espanhola, que também não perdoou a “assoada de nariz” que ele deu em um rival no último fim de semana.

Dani Alves, apesar de tudo: O lateral segue sofrendo na negociação pelo renovação de contrato. Nesta quarta, clube e a representante do jogador se reuniram mais uma vez. Segundo Dinorah Santana, porém, a proposta do Barça foi baixa demais. Ainda assim, ele segue titular de Luis Enrique.