Topo

Espanhol - 2019

Real sofre, mas vence com Casillas inspirado e segue na caça do líder Barça

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 18h51

Não foi o show do último domingo, dia de um histórico 9 a 1 diante do Granada. Na verdade, foi bem mais difícil que isso. Nesta quarta, o Real Madrid precisou contar com Iker Casillas inspirado para superar o talentoso time do Rayo Vallecano, que não vendeu barato a derrota por 2 a 0 para o poderoso time merengue.

Os gols da vitória do Real Madrid foram marcados por Cristiano Ronaldo e James Rodriguez, ambos com participação do lateral direito Carvajal. A vitória, ainda que apertada, permite que o time siga sonhando com o título do Campeonato Espanhol. Agora a equipe tem 70 pontos, contra 74 do líder Barcelona, a oito rodadas do fim.

Ao mesmo tempo, o jogo serve de alerta para Ancelotti, que viu seu time ter dificuldade na criação sem Isco, que ficou no banco de James Rodriguez. A uma semana das quartas da Liga, contra o Atlético de Madri, o time precisa se preocupar mais do que nunca com o nível de futebol que apresenta.

Nesta quarta, um jogo teoricamente simples poderia ter complicado de vez a vida do Real Madrid não fosse a boa atuação de Casillas, que fez a diferença no primeiro tempo com duas defesas difíceis. Com o goleiro seguro, porém, Cristiano Ronaldo conseguiu fazer a diferença e evitou o tropeço. 

Fases do jogo:
Quem esperava mais um passeio do Real após o 9 a 1 no Granada se deu mal. Nono colocado no Espanhol, o Rayo Vallecano encarou o gigante de frente, deu trabalho e até merecia mais sorte no duelo.

No primeiro tempo, por exemplo, o meio-campo do time da casa ajudou a parar a criação do Real Madrid, que já não ia bem por si só por conta da ausência de Isco, que ficou no banco. Com Embarba e Kakuta, porém, o Rayo avançou bem e levou perigo a Casillas, que foi obrigado a fazer duas defesas importantes no primeiro tempo.

Enquanto os meias batiam cabeça, quem salvou o Real Madrid foi o lateral Carvajal. Aos 22 minutos do segundo tempo, ele fez jogada individual pela direita e cruzou na cabeça de Cristiano Ronaldo, que fez de cabeça e finalmente clareou o jogo para os merengues, que ainda ampliariam em um chute de fora da área de James aos 33 minutos.

O Rayo, valente, diga-se, não se entregou. Até o apito final procurou o gol rival e chegou a ameaçar a meta defendida por Casillas, que teve de fazer nova boa intervenção para impedir o gol do time da casa. 

Melhor: Casillas. Depois de muito tempo, o goleiro e capitão voltou a ser decisivo positivamente. No primeiro tempo, enquanto o Real Madrid penava no ataque, ele fez duas defesas importantes em ataques do Rayo Vallecano. Carvajal, que participou dos dois gols, ganha menção honrosa. 

Pior: Meio-campo do Real Madrid. James não foi brilhante como no fim de semana, quando contribui para o 9 a 1 em cima do Granada. Modric e Kroos, por sua vez, participaram pouco da construção das jogadas. No fim, o time deixou Cristiano Ronaldo e Bale poucas vezes em condições de marcar.

Toque dos técnicos: Carlo Ancelotti tem um homem a mais em seu meio-campo. Em todo jogo, Modric, Kroos, Isco, Bale ou James precisam começar no banco. Isco foi o escolhido dessa vez e o Real pagou o preço perdendo qualidade no toque de bola.

Outros destaques:
Tiki-taka: O Rayo Vallecano foi o primeiro time a ter mais posse de bola que o Barcelona desde o começo da era Guardiola. Aconteceu na temporada passada e é fruto do trabalho do técnico Paco Jémez, que aposta no mesmo estilo que consagrou os catalães. Contra o Real, o time da casa chegou a ter 60% da posse de bola, mesmo diante de um rival tão poderoso. 

Artilheiro: O gol desta quarta foi o 300º de Cristiano Ronaldo em jogos oficiais do Real Madrid. Segundo o twitter @Misterchip, especializado em estatísticas, Só Raul e Di Stefano, ídolos históricos do clube, foram às redes mais vezes pelo clube que o atual Bola de Ouro.