Topo

Espanhol - 2019

Neymar marca, intenso Barcelona vence e pressiona Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

25/04/2015 12h51

Um Barcelona com força máxima sufocou o Espanyol no clássico da Catalunha realizado neste sábado na casa do rival. Com 10 minutos a equipe havia criado três chances de gol e não demorou para Neymar abrir o placar em bela jogada do ataque. Messi ampliou na sequência e os adversários não tiveram forças para reagir diante do poderoso rival. Com os 2 a 0 o Barça abriu cinco pontos na liderança sobre o Real Madrid, que tem jogo complicado contra o Celta fora de casa no domingo.

Mesmo com o confronto contra o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões no horizonte, o técnico Luis Enrique não poupou ninguém. Mas ele pode administrar o elenco nos próximos confrontos, quando pega um Getafe mal na tabela e o lanterna Córdoba. O revezamento de jogadores pode ser importante porque o próximo jogo é na terça-feira e o outro no sábado, quatro dias antes de encarar os alemães. O primeiro jogo da tão aguardada semifinal será 6 de maio.

Fases do jogo: O time que dominou o estrelado elenco do Paris Saint-Germain manteve a intensidade no Campeonato Espanhol. Brigando rodada a rodada com o Real Madrid, o Barcelona trabalhou para resolver logo a partida contra o Espanyol. A equipe não deu espaços aos adversários que não conseguiam trocar passes nos momentos que tinham a posse de bola. O volume de jogo foi tão grande que se não fosse o goleiro o primeiro tempo terminaria em goleada.

Os gols saíram de forma natural e com participação de classe de Luis Suárez. No primeiro, Messi achou Alba nas costas da defesa e o lateral deu um tapa para o meio da área sem deixar a bola cair. Os zagueiros fecharam no uruguaio que abriu as pernas deixando a bola sobrar limpa para Neymar fazer.

O camisa 9 voltou a ser decisivo quando Messi ampliou. Suárez recebeu na direita e cruzou deixando o companheiro em ótima situação para fazer. O Barcelona foi para os vestiários dominando a partida, mas flertou com o perigo aos nove minutos do segundo tempo.

Alba recebeu cartão vermelho de maneira infantil aos reclamar de maneira acintosa por causa de um escanteio. Mesmo com um a menos o time de Luis Enrique manteve a marcação pressão na saída de bola do Espanyol. Mas a partida ficou nervosa e só não incendiou por causa da gritante diferença técnica entre os times..

O desnível entre os elencos é tão grande que ter um a mais em campo não significou domínio dos donos da casa. O Barcelona continuou criando chances, teve bola de Messi na trave e Neymar em condições de ampliar. O brasileiro deixou o dele, mas perdeu algumas chances. Nos descontos, o árbitro expulsou Moreno do Espanyol, algo que não influiu no placar da partida.

O melhor: Luis Suárez (Barcelona). O camisa 9 não fez gol, mas foi o garçom da partida. No primeiro, um corta luz de quem tem visão de jogo. No segundo, um tapa para o meio da área que encontrou Messi em condição de marcar.

O pior: Alba (Barcelona). Tudo terminou bem para o Barça, mas a situação podia se complicar por causa do erro bobo do lateral direito do time. Ele reclamou numa jogada em que não tinha razão e falou alguma coisa para o juiz que sacou o cartão vermelho.

Toque dos técnicos: Luis Enrique colocou Messi para jogar na zona entre o meio campo e os atacantes para abastecer Neymar e Suárez. O argentino atuou muito bem e ainda apareceu na área para fazer o segundo. O treinador também não mudou o esquema com a expulsão de Alba e manteve a pressão na saída de bola. Mathieu entrou no lugar de Rafinha para compor o lado direito. Pelo lado do Espanyol, Sergio González tirou o volante Abraham e pôs o meia Sevilla logo que a equipe ficou em vantagem numérica. Não funcionou e o controle do jogo permaneceu com os adversários.

Para lembrar:
Cabeça quente:
O clássico Barcelona e Espanyol é o confronto com mais jogadores expulsos do Campeonato Espanhol. Os árbitros mostraram o cartão vermelho 49 vezes. Na sequência, outro clássico, Sevilla e Betis que teve 43 atletas que foram expulsos.

Mito: Símbolo de uma geração mais que vencedora, Xavi entrou no final do jogo e completou 500 jogos com a camisa do Barcelona no Campeonato Espanhol. Ele recebeu a faixa de capitão, mas como a marca foi obtida fora de casa, ouviu vaias e não aplausos.

In memorian: Neste sábado completou um ano da morte do ex-treinador do Barcelona Tito Vilanova, 45 anos. Ele sofria de câncer na glândula parótida havia três anos e deixou o comando do time em junho de 2013 para fazer tratamento.