Topo

Espanhol - 2019

Brasileiro rodou 4 anos sem estrear pelo time que o comprou. Espera acabou

Do UOL, em São Paulo

26/04/2015 06h00

Você é contratado por um time inglês aos 16 anos, muda para a Europa aos 18 e fica quatro anos por lá sem fazer sequer um jogo oficial por tal equipe. Em vez, disso roda só por times pequenos. Essa é a história de Wellington Silva, atacante revelado pelo Fluminense e logo vendido ao Arsenal. Mas agora tudo deve mudar. O brasileiro atua na primeira divisão espanhola, está prestes a realizar o sonho de enfim defender o Arsenal profissionalmente e tem chance de disputar as Olimpíadas do Rio, em 2016.

Comprado por R$ 10 milhões pela equipe inglesa, Wellington Silva fez um “estágio”, mas só se transferiu para o Arsenal quando completou 18 anos. A empolgação, no entanto, logo virou frustração. Por não ter passaporte europeu, ele foi avisado que não poderia ficar. Começava aí sua peregrinação pelo futebol espanhol.

Durante quatro anos, o atacante rodou por times pequenos da Espanha. No Levante, ele praticamente não jogou durante um ano. De lá, seguiu para equipes ainda menores, como Alcoyano e Ponferradina. A próxima parada foi o Real Murcia, na temporada 2013/2014, pela segunda divisão espanhola.

Já no ano passado as coisas evoluíram pra valer. Wellington Silva foi jogar a primeira divisão do Espanhol pelo Almería. Tem mais visibilidade e enfrenta grandes adversários, embora a equipe lute contra o rebaixamento. Para melhorar, ele recebeu as duas notícias mais esperadas dos últimos anos: a nacionalidade espanhola e o chamado do Arsenal.

“O bom demora a chegar, mas chega. E eu o recebo com a mais satisfação do mundo. Nacionalidade espanhola!”, disse o brasileiro no Twitter ao mostrar seu passaporte espanhol. Agora como jogador da comunidade europeia, ele poderá enfim estrear pelo Arsenal. E o técnico da equipe inglesa, Arsene Wenger, já avisou que conta com Wellington Silva na próxima temporada.

A expectativa do brasileiro agora é grande. No fim do ano passado, ele foi convocado por Alexandre Gallo para a seleção olímpica e fez até gol na final do Torneio Internacional da China. De um jogador desconhecido em times pequenos, ele pode em pouco tempo se tornar um reforço do Arsenal e um dos escolhidos para a disputa das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Uma mudança e tanto.