Topo

Espanhol - 2019

Liga denuncia Espanyol por imitações de macaco para Neymar e Daniel Alves

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 10h36

Nesta terça-feira, a Liga Espanhola denunciou a torcida do Espanyol por cânticos ofensivos durante a partida contra o Barcelona, no último sábado. Entre os insultos registrados, houve ofensas racistas aos brasileiros Neymar e Daniel Alves – houve imitações de macacos direcionadas aos dois.

Pelas denúncias feitas pela Liga, as ofensas “partiram majoritariamente por membros da Curva RCDE”, uma das torcidas organizadas do Espanyol. Os cânticos foram proferidos “de forma repetida e coordenada por grupos entre 300 e 600 pessoas.”

Além dos jogadores brasileiros, as ofensas também foram dirigidas a Lionel Messi, Jordi Alba e Gerard Piqué. No total, a Liga Espanhola registrou dez cânticos ofensivos, proferidos desde o aquecimento das equipes até o apito final.

A entidade ressaltou que os telões do estádio, por repetidas vezes, exibiram mensagens de alerta, relembrando a legislação atual para a prevenção deste tipo de violência. Esta é a partida com maior número de denúncias por insultos de torcedores desde o começo deste ano, quando houve a adoção de medidas mais rígidas para combater este tipo de ofensa.

O Espanyol corre o risco de levar multa e ter parte das arquibancadas do seu estádio interditada.

Em campo, o Barcelona venceu o dérbi catalão por 2 a 0.