Topo

Espanhol - 2019

Campeonato Espanhol pode ser paralisado a duas semanas do final

ALBERT GEA/REUTERS
Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 15h48

O Campeonato Espanhol pode ser paralisado faltando apenas duas semanas para o encerramento da competição. A Federação Espanhola de Futebol convocou uma greve para o próximo dia 16 de maio por conta de problemas com o governo do país.

O conflito se dá por causa de problemas burocráticos. A Federação acusa o Conselho de Esportes do governo de interferir em suas atividades e reclama da forma com que é dividido o dinheiro proveniente da loteria esportiva local.

O estopim para a revolta seria o novo decreto do governo que pretende melhorar a distribuição de dinheiro das cotas de televisão para os times das principais ligas.

Caso se concretize a greve, isto afetaria as duas últimas rodadas do Espanhol (marcadas para dias 17 e 23 de maio), a Copa do Rei (dia 30, entre Barcelona e Athletic Bilbao) e todas as demais competições do país, que englobariam 17 federações regionais e 600 mil atletas, de acordo com a RFEF. Para evitar o medidas drásticas, a Federação se oferece para dialogar com a coroa espanhola visando chegar a um meio-termo.