Topo

Espanhol - 2019

Fãs do Barça lotam centro da cidade para comemorar título e provocar o Real

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

17/05/2015 17h25

A cidade de Barcelona foi invadida por diversos torcedores do Barcelona depois de a equipe se sagrar campeã do Campeonato Espanhol, ao vencer o Atlético de Madri, por 1 a 0, neste domingo (17). Além da comemoração, o público aproveitou para provocar Cristiano Ronaldo e o Real Madrid.

Pouco depois que o árbitro apitou o final da partida, mais de 300 torcedores do Barcelona ocuparam o centro da cidade. O número aumentou consideravelmente desde então e já passa de 2 mil pessoas. Entre diversos gritos, bombas e fogos de artifícios foram usados na comemoração.

Para evitar problemas, a polícia catalã reforçou a segurança no local com mais de 100 oficiais. Apenas pessoas que pretendem celebrar o título são autorizadas a acessar o centro da cidade. Os turistas são orientados a transitarem por vias ao redor.

Por ora, nenhum incidente foi registrado. A celebração do título está prevista para terminar perto da madruga em Barcelona. O jogo acabou cerca das 21h no horário local (16h, de Brasília).

A comemoração da torcida do Barcelona tem um intenso cunho político já que também representa a rivalidade entre Catalunha e Madri. O povo catalão defende a autonomia do estado e vê a capital espanhola como símbolo de centralização do poder. Assim, o título é encarado como o triunfo da honra. "Provocar o Real Madrid é uma tradição. Mas eu prefiro celebrar pelo Barça campeão", afirmou um dos torcedores ao UOL Esporte.

Além do título do Campeonato Espanhol, os torcedores do Barcelona entoavam cânticos em alusão à final da Liga dos Campeões, onde a equipe enfrentará a Juventus, no dia 6 de junho, na Alemanha. “Si, si, si, nós vamos a Berlim”.