Topo

Espanhol - 2019

Jornal de Madri minimiza Barça campeão e destaca título do Real no basquete

Jornais de Barcelona e Madrid contrastam capas um dia após o título do Barça - João Henrique Marques (UOL Esporte)
Jornais de Barcelona e Madrid contrastam capas um dia após o título do Barça Imagem: João Henrique Marques (UOL Esporte)

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

18/05/2015 07h02

O Barcelona é campeão espanhol. E daí? O principal jornal esportivo de Madri, o Marca, preferiu destacar o título do Real Madrid no campeonato europeu de basquete na edição desta segunda-feira. O futebol virou assunto secundário.

O Marca divide o espaço na capa com as comemorações pelo fim de um jejum de 20 anos sem título do Real Madrid no basquete e uma foto do argentino Lionel Messi com o título: “A Liga de Messi”. Só que internamente, as 13 primeiras páginas da edição são todas dedicadas a vitória do Real por 78 a 59 contra o Olympiacos-GRE, na final do europeu disputada em jogo único em Madri.
 
“A nona sinfonia” é manchete da reportagem principal que enaltece o nono título europeu conquistado pelo Real Madri. Nas 11 páginas seguintes é o título de campeão espanhol do Barcelona com a vitória sobre o Atlético de Madri por 1 a 0 que ganha espaço.
 
Conhecido pelo tom perseguidor na cobertura ao Barcelona, o Marca enaltece muito o argentino Lionel Messi o colocando como o craque da competição. Só que não deixa de criticar erros do Barça na temporada e até separa um espaço para uma arte chamada de “o mistério” em que lembra a contratação do brasileiro Douglas, que pouco jogou pelo clube.
 
Na contramão do jornal madrileno está a edição desta segunda do Mundo Deportivo, o principal veículo esportivo da Catalunha. “Que grande Messi” é a manchete da reportagem principal.
 
As 23 primeiras páginas são todas dedicadas ao Barcelona com diversas fotos do jogo e de festas. O jornal que dá notas aos jogadores com estrelas (cinco é o máximo) colocou como maior quatro para as atuações de Messi, do goleiro Bravo e do zagueiro/volante Mascherano. Neymar ficou com três.
 
Já o título do Real no basquete aparece apenas no fim da edição, e somente com duas páginas. Antes disso, reportagens de outros jogos de futebol por vários países, de tênis e motovelocidade são destacadas.