Topo

Espanhol - 2019

Com gols de Messi e chapéu de Neymar, Barça empata. Xavi chora em adeus

Do UOL, em São Paulo

23/05/2015 15h21

No último jogo do "chorão" Xavi pelo Barcelona no Campeonato Espanhol, o show foi de Neymar e Messi. Com gols do argentino e um drible espetacular e uma assistência do brasileiro, o campeão espanhol abriu vantagem, mas cedeu o empate para o La Coruña por 2 a 2 com um time praticamente inteiro reserva na tarde deste sábado (23). Até Douglas teve chance entrando no segundo tempo. 

A partida também serviu para completar a festa do título, que já tinha sido feita na rodada anterior após a vitória contra o Atlético de Madri. Xavi chorou ao ser substituído por Iniesta no segundo tempo, e o Camp Nou o aplaudiu de pé. Ele vai jogar no Qatar.

O resultado salvou o Deportivo La Coruña, que cairia para a segunda do Nacional com o revés. O empate foi conquistado após gols de Lucas Pérez, com um chute de longe, e Salomão, perto dos 35 mintuos do 2º tempo.

A tabela coloca Eibar, Almeria e Córdoba para a segundona do ano que vem. Na parte de cima, o Barcelona ficou com o título, com Real Madrid, Atlético de Madri e Valencia completando a zona de classificação para a Liga dos Campeões. 

O jogo: Mesmo com o time quase inteiro reserva, a partida já começou a ser resolvida pelo Barcelona aos cinco minutos do primeiro tempo. Em jogada de Rafinha após rebote do goleiro, Messi apareceu no segundo pau e completou de cabeça para abrir o placar. Comandados pelo argentino e por Neymar, os reservas mantiveram a pressão após abrir o placar e buscavam aumentar a vantagem. 

Antes do fim da etapa inicial. Neymar quis deixar a sua marca na última rodada do Nacional. Com um chapéu espetacular, o brasileiro levantou o Camp Nou deixando adversários para trás. 

No segundo tempo, o Barcelona manteve a pressão para aumentar o placar e foi conseguir com quase 15 minutos do 2º tempo. Neymar recebeu passe em posição duvidosa e disparou. Na entrada da pequena área, ele rolou para que Messi anotasse seu 43º gol na temporada, ficando a dois de alcançar Cristiano Rolando como artilheiro da temporada. 

Com a vantagem, Luis Enrique passou a dar chance para os que quase não jogaram no ano. Até Douglas recebeu chance e entrou para comemorar o título. A substituição fez com que o ritmo dos donos da casa caísse, para a sorte do Deportivo La Coruña. Com dois gols em seguida, o time conseguiu o empate e evitou a queda para a segunda divisão. 

O início da reação foi marcado por Lucas Pérez, com um belíssimo gol, e depois com Salomão, em um jogo que se transformou completamente nos minutos finais. 

O melhor: A dupla Neymar e Messi. Mais uma vez, os dois deram o tom da partida. Com dois gols do argentino, o brasileiro se saiu como um belíssimo coadjuvante com uma assistência e um chapéu espetacular.

Para lembrar:
Quase, Messi! O argentino conseguiu anotar dois gols, mas precisaria de mais dois para se igualar a Cristiano Ronaldo como artilheiro do Espanhol, com 45. 

Douglas em campo! O brasileiro entrou no segundo tempo e arrancou aplausos de alguns torcedores. Outros foram flagrados sorrindo ao ver o lateral direito recebendo uma chance. 

Haja, coração! Após o empate, torcedores e dirigentes do La Coruña foram flagrados chorando por conseguirem evitar o rebaixamento. 

Valeu, Xavi! Todos ficaram de pé para dizer adeus a Xavi, em seu último jogo pelo Barcelona no Campeonato Espanhol. O estádio foi à loucura em sua saída no segundo tempo. Ele, já no banco, chorou.