Topo

Espanhol - 2019

Sem Messi, Neymar terá que testar protagonismo em momento delicado

JOSEP LAGO / AFP
Imagem: JOSEP LAGO / AFP

Do UOL, em São Paulo

27/09/2015 06h00

O próprio Neymar não se cansa de dizer que, no Barcelona, "o cara" é Lionel Messi. Mas agora, com o argentino de molho por dois meses devido a uma lesão no joelho esquerdo, o brasileiro terá que deixar de lado o papel de coadjuvante de luxo que assumiu durante praticamente toda sua trajetória no clube e, ao lado de Luis Suárez, impedir que o time desacelere em um momento crucial e delicado.

A primeira temporada de Neymar, em 2013/14, foi de altos e baixos – natural para um jogador de 21 anos em adaptação ao futebol europeu. Naquela época, Messi vivia uma das piores fases da carreira, sofrendo com constantes lesões e quedas de rendimento. E o novato Neymar até cresceu de rendimento no último período prolongado do Barça sem o argentino (lesão no fim de 2013). Considerando só esse período de sete jogos sem o argentino, marcou sete gols, média de um por jogo, superior à de 0,6 por partida que tem no time em duas temporadas.

Neymar, porém, terá que testar seu protagonismo mais uma vez em um momento mais delicado para o Barça. Afora, o time tem menos estrelas e está com o elenco mais curto, além da impossibilidade de registrar novos jogadores até janeiro por causa de uma punição da Fifa.  

O momento é tenso também por questões extracampo, como o recente bloqueio de R$ 188,8 milhões em bens de Neymar pela Receita Federal brasileira por acusação de sonegação, bem como as eleições regionais da Catalunha, que acontecem neste domingo e são vistas como um possível estopim para que um processo de independência da região em relação à Espanha aconteça.

Bolas paradas

Outro ponto no qual Neymar pode crescer é nas bolas paradas. Messi recentemente foi criticado pelos constantes pênaltis perdidos – foram sete nos últimos dois anos. O brasileiro já mostrou que tem confiança para converter penalidades e qualidade para marcar gols de falta, como o anotado contra o Atlético de Madri há duas semanas, quando Messi estava sendo poupado.

Se Neymar só bate faltas quando Messi deixa – como ele mesmo afirmou em entrevista à ESPN – e seu objetivo no Barça é ajudar o argentino a ser o melhor do mundo, tudo isso terá que mudar nos próximos meses. Todos os olhos estarão sobre o brasileiro, que precisará vestir a camisa azul-grená da mesma forma como já vestiu tantas vezes a alvinegra do Santos ou a verde-amarela do Brasil: sabendo que, desta vez, "o cara" é ele.