Topo

Espanhol - 2019

Neymar marca de pênalti em 100º jogo, mas Sevilla bate Barcelona sem Messi

Do UOL, em São Paulo

03/10/2015 12h51

Neymar tinha tudo para ter uma tarde memorável neste sábado. O atacante brasileiro atingiu a marca de 100 jogos pelo Barcelona com boa atuação contra o Sevilla, pela sétima rodada do Campeonato Espanhol, mas o resultado é para ser esquecido. Apesar de ter sido um dos melhores jogadores em campo desempenhando muitas vezes a função do lesionado Lionel Messi com ótimas jogadas e anotando gol de pênalti, o astro não fez o bastante para ajudar a equipe: fora de casa, o clube da Catalunha voltou a ser derrotado no torneio, desta vez por 2 a 1 – já havia levado 4 a 1 do Celta de Vigo na quinta rodada.

A postura do Barcelona sem Messi foi amparada nos outros dois integrantes do mais famoso trio de ataque da atualidade. Por um lado, Neymar se destacou bastante por chamar a responsabilidade pela zona central do campo e armar a equipe com passes certeiros, como o argentino faz. Por outro, o uruguaio Luis Suárez não teve tanto sucesso em finalizações em primeiro tempo atípico do goleador.

Mesmo assim, o time catalão só não abriu o placar na etapa inicial por causa da trave quatro vezes – três apenas em uma jogada, em cobrança de falta de Neymar em que a bola ainda bateu nas costas do goleiro adversário antes de quicar por toda linha (veja vídeo abaixo), e outra por chute no travessão de Luís Suárez. Os lances fizeram falta já na volta para o segundo tempo, quando os donos da casa abriram o placar com gol de Krohn-Dehli após boa jogada de Gameiro aos sete minutos.

A abertura do placar fez o Barcelona sentir. Ou mais: fez o Sevilla crescer em campo. O segundo gol não demorou – aos 12 minutos, foi a vez de Krohn-Dehli dar assistência perfeita para Ibarro, de cabeça, vencer a defesa adversária. Daí em diante o Barça se soltou para o ataque, e quem brilhou foi o goleiro Sergio Rico com defesas importantes, exceto em pênalti contestável convertido por Neymar. A trave ainda impediu o empate catalão em meio à intensa pressão pelo gol.

A segunda derrota do Barcelona no Espanhol deixa a equipe com 15 pontos, provisoriamente na segunda colocação – pode ser ultrapassado até o fim da rodada. Já o Sevilla, em início de temporada sem brilho, consegue o segundo triunfo seguido na competição para subir aos oito pontos, por enquanto na décima posição.

 

Bravo de volta

Bastante criticado na imprensa espanhola por supostas falhas em jogos recentes, o goleiro Ter Stegen foi para o banco de reservas do Barcelona neste sábado. A mudança de Luis Enrique é, em parte, pela recupração do chileno Claudio Bravo, que estava lesionado. O arqueiro retornou contra o Sevilla e teve atuação segura, ao contrário do companheiro de time nos últimos duelos.

Barça x Sevilla = jogaço

A eletrizante partida deste sábado com emoção até os minutos finais não foi o único grande jogo entre os dois times na atual temporada. Se você não se recorda, a Supercopa da Uefa foi decidida pelos dois times há cerca de dois meses. O jogo foi ainda mais espetacular: 5 a 4 alcançado apenas na prorrogação pelo Barcelona, que levantou mais um caneco para a sua coleção.