Topo

Espanhol - 2019

Caneta, marcador no chão e gol: Neymar lidera Barça em vitória sobre Getafe

Do UOL, em São Paulo

31/10/2015 19h19

Neymar e Suárez continuam carregando peso no Barcelona na ausência de Messi. Neste sábado, a dupla sul-americana marcou os dois gols na vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o Getafe, em confronto válido pela décima rodada do Campeonato Espanhol. 

O brasileiro foi o astro do jogo, deixando um marcador no chão, aplicando uma caneta em outro, iniciando a jogada do primeiro gol, marcando o segundo - seu nono na competição -  e distribuindo ótimos passes para seus companheiros de time. Sergi Roberto foi um bom coadjuvante, com assistências para os gols do camisa 11 e do uruguaio.

Com o resultado, o Barcelona igualou o Real Madrid na tabela do Campeonato Espanhol com 24 pontos, mas se manteve na segunda colocação pelos critérios de desempate. O Getafe é o 13º, com dez pontos.

O Barcelona volta a campo na próxima quarta-feira pela Liga dos Campeões. O adversário será o Bate Borisov, no Camp Nou. Pelo Espanhol, a próxima partida será no domingo, contra o Villarreal. O Getafe encara o Eibar no sábado, fora de casa.

O jogo

Neymar começou a aprontar antes do primeiro minuto de jogo. Pela esquerda, o brasileiro cruzou para Munir dentro da área. O espanhol arriscou uma meia-bicicleta e errou por pouco o gol de Guaita. Os catalães mantiveram o controle do jogo no restante da etapa inicial, mas tiveram dificuldades para furar a defesa bem postada do Getafe, anfitrião que não ameaçou os visitantes na etapa inicial.

A equipe comandada por Luis Enrique não mostrou bom desempenho coletivo e dependeu de jogadas inspiradas de Neymar para criar boas oportunidades de gol. Levando a melhor para cima de Damián Suárez seguidas vezes, o camisa 11 iniciou a jogada do primeiro tento da partida. Ele ganhou na corrida e deu passe de trivela para Sergi Roberto, que, de primeira de calcanhar, ajeitou para Luis Suárez abrir o marcador aos 37min.

O Getafe voltou para a etapa complementar disposto a buscar o empate, dando espaços para o Barcelona aproveitar no contra-ataque. Em um deles, aos 14min, Sergi Roberto partiu com a bola dominada desde o campo de defesa e encontrou Neymar livre nas costas da defesa adversária. O meia cruzou e o brasileiro acertou chute firme de primeira com o pé esquerdo, ampliando o placar.

O segundo gol não alterou o panorama da partida. O Barça manteve o domínio do jogo, com a vantagem ainda mais confortável, e não sofreu perigo nas investidas de um Getafe apático. Exceto por algumas finalizações ruins por parte dos catalães, inclusive uma chance clara de gol perdida por Jordi Alba após passe de Neymar, e lances de efeito do brasileiro, o confronto teve poucas jogadas destacadas. A última delas veio graças à individualidade de Suárez na pequena área: o uruguaio deu um corte seco na marcação com o pé direito e chutou de bico de esquerda, mandando rente à trave para fora.