Topo

Espanhol - 2019

Neymar é exaltado após show sobre "freguês" Real e colocado acima de CR7

Do UOL, em São Paulo

22/11/2015 06h00

A grande partida de Neymar na goleada por 4 a 0 do Barcelona sobre o Real Madrid no último sábado, pelo Campeonato Espanhol, chamou a atenção da imprensa europeia e pareceu ter elevado o patamar do brasileiro aos olhos do mundo. Já há quem avalie o atacante como superior a Cristiano Ronaldo e atrás só de Messi na atualidade.

O "Marca", principal diário esportivo de Madri, classificou Neymar como "carrasco" do Real, com três gols nos últimos cinco clássicos e ótimas atuações. Já o "Mundo Deportivo", jornal catalão, afirmou que não resta dúvidas de que Neymar é o segundo melhor jogador do mundo.

A opinião de que Neymar já é melhor que Cristiano Ronaldo não é compartilhada somente na Catalunha – o jornal inglês The Telegraph já havia publicado um artigo na quinta-feira que defendia a mesma tese. E isso logo na Inglaterra, onde parte da imprensa sempre foi muito crítica em relação à qualidade e ao estilo de jogo de Neymar.

No clássico no Bernabéu, o brasileiro teve atuação discreta até os 39 minutos do primeiro tempo, quando recebeu de Iniesta em posição duvidosa e marcou o segundo gol do Barcelona. A partir daí, cresceu de produção, infernizou a defesa do Real em contra-ataques, deu assistência de letra para o golaço de Iniesta e um lindo passe de calcanhar para um chute de Messi.

Todos os jornais espanhóis classificaram Neymar como um dos melhores em campo ao lado de Suárez e Iniesta. Já Cristiano teve atuação apagada – a bola chegou pouco ao português, mas ele teve duas chances claras no segundo tempo e em ambas parou em ótimas defesas de Bravo, primeiro em um chute e depois em uma cabeçada.

Nos nove jogos que o Barcelona fez desde a lesão de Messi em 26 de setembro, Neymar marcou 11 gols e deu sete assistências. Ele também é o artilheiro do Campeonato Espanhol, com 12 gols. Agora, com o argentino de volta ao time, pode ficar mais difícil manter o protagonismo – mas Neymar já mostrou que, quando o Barça precisar, pode contar com ele.