Topo

Espanhol - 2019

Sem jogar, Casemiro foi o grande vencedor na goleada do Barça sobre o Real

Do UOL, em São Paulo

23/11/2015 06h00

Logo após o 'atropelo' do Barcelona por 4 a 0 sobre o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, um improvável personagem ganhou as manchetes na Espanha. E ele sequer entrou em campo no clássico.

Reserva no último sábado (21), Casemiro foi talvez o único 'vencedor' da infeliz jornada do Real. Enquanto o Barça construía sua goleada, o nome do meia 'viralizava' no Twitter. Torcedores e jornalistas contestavam Rafa Benítez por abdicar do ex-jogador do São Paulo.

O centro da discussão era a montagem do meio-campo merengue. Com Modric e Kroos logo à frente da defesa, o Real ganhava na qualidade do passe, mas perdia na 'pegada'. Dessa forma, praticamente convidou o rival ao seu campo. Para piorar, o quarteto James, Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema fraquejou na recomposição.

Bombardeado por todos os lados após a vexatória derrota, Rafa Benítez explicou sua decisão: "Minha ideia era usar jogadores com mais experiência e qualidade para um jogo deste nível", disse o treinador espanhol.

No domingo, ainda sob a efervescência do resultado histórico, o diário Marca, de Madri, chamou Casemiro de 'Makelele', referência ao ex-volante francês que fez sucesso por ser um genuíno 'cão de guarda'. A comparação não só exaltava as capacidades do meia como também 'cutucava' Benítez.

Fato é que Casemiro é hoje um jogador completamente diferente daquele que deixou o São Paulo, há pouco mais de dois anos. Em franca evolução, marca, tem ótima saída de jogo e aprimorou suas habilidades na bola parada, como mostrou em seu 'estágio' no Porto, na temporada 2014/2015. De quebra, tem conquistado a torcida por uma característica oposta à que marcou sua fase final no Brasil: a entrega dentro de campo. O volante ganhou ainda mais pontos ao se apresentar, voluntariamente, para treinar no domingo pós-goleada, embora o elenco estivesse de folga. Apenas ele e mais três jogadores se prontificaram.

Antes de sentar no banco para o clássico, Casemiro anotou 12 jogos entre Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, com nove vitórias, dois empates e uma derrota, esta ante o Sevilla, na semana passada, que custou a titularidade do camisa 14.

Pela mobilização causada em boa parte da imprensa madrilena, é bem possível que Benítez repense o seu 'onze'. Alguém deve ser sacrificado para a entrada de Casemiro.