Topo

Espanhol - 2019

Barça conta com erros do árbitro para bater marca do Real e voltar à ponta

Do UOL, em São Paulo

30/12/2015 18h09

O Barcelona fechou 2015 da melhor maneira possível. Além de garantir a liderança do Campeonato Espanhol, a equipe do técnico Luis Enrique ainda quebrou o recorde de gols marcados em um único ano, que pertencia ao Real Madrid. Com os três feitos nesta quarta-feira (30) na vitória por 4 a 0 sobre o Betis, a equipe chegou aos 180 tentos, dois a mais que o rival.

O começo da festa contou com uma sucessão de erros do árbitro Iñaki Vicandi Garrido. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Adán saiu do gol, afastou a bola e trombou com Messi. O dono do apito marcou pênalti, para desespero dos jogadores do Betis.

"A verdade é que eu caio depois de uma trombada, sinceramente não sei o que se passou, se foi pênalti ou não", afirmou Messi, em entrevista depois da partida.

Neymar foi o responsável pela cobrança, escorregou e acertou a trave. No rebote, Westermann, do Betis, tentou tirar e foi atropelado por Rakitic, fazendo com que a bola fosse morrer no fundo das redes.

Por causa da sucessão de lances polêmicos, o técnico do Betis, Pepe Mel, acabou expulso e os jogadores Petros e Juan Vargas receberam cartões amarelos.

“O curioso é que a torcida local, que teve um pênalti a seu favor, não ficou contente com o árbitro. Nem o time que venceu por 4 a 0 saiu contente com a arbitragem. Isso diz muito”, afirmou o goleiro Adán, do Betis. “Até os 25 minutos, nada tinha acontecido. Depois do pênalti, perdemos a concentração”, completou.

O segundo gol do Barcelona saiu aos 33 minutos. Neymar invadiu pela esquerda e cruzou rasteiro para Messi desviar e fazer mais um para os donos da casa.

O segundo tempo foi reservado para o show particular de Luis Suárez. No primeiro minuto do segundo tempo, o uruguaio recebeu passe de Busquets e tocou na saída de Adán para fazer o terceiro e quebrar o recorde do Real Madrid.

Aos 38 minutos, Suárez recebeu na área, tabelou com Neymar e completou, tranquilamente, para fazer o quarto e dar números finais à partida. Com os dois gols, o uruguaio chegou a 15 e ultrapassou Cristiano Ronaldo, virando o artilheiro isolado da competição.

Com o resultado, o Barcelona chega aos 38 pontos e reassume a liderança do Campeonato Espanhol, com a mesma pontuação do Atlético de Madri. O time do técnico Luis Enrique, no entanto, tem um jogo a menos, adiado por causa da disputa do Mundial de Clubes.

Já o Betis permanece apenas na 12ª colocação, com 20 pontos, mesmo número de Málaga e Espanyol, 11º e 13º, respectivamente.

Na próxima rodada, o Barcelona faz o clássico da cidade contra o Espanyol, fora de casa, em 2 de janeiro. Dois dias depois, o Betis recebe o Eibar.