Topo

Espanhol - 2019

Barcelona sofre, mas vence lanterna e volta a abrir vantagem na liderança

Do UOL, em São Paulo

07/02/2016 10h48

Nem parecia um confronto entre líder e lanterna do Campeonato Espanhol. O Barcelona visitou o Levante neste domingo e até venceu por 2 a 0, mas teve muito trabalho e precisou de alguma dose de sorte para sair de campo com os três pontos.

É verdade que teve um gol mal anulado de Messi logo aos dois minutos de jogo, já que a arbitragem marcou impedimento do argentino em um lance no qual ele recebeu a bola em condição legal antes de tocar para as redes. Também é fato que o time ficou mais tempo com a bola nos pés e pressionando o adversário.

Mas o gol só saiu com a ajuda de um jogador do Levante. Aos 20 minutos, Alba cruzou da esquerda. A bola bateu no corpo do zagueiro Navarro e entrou, tirando, qualquer chance de reação do goleiro e abrindo o placar para os visitantes. Depois disso, o lanterna do campeonato saiu para o jogo, cresceu e levou perigo. Chegou até a acertar a trave em um chute colocado de Morales.

O susto passou. O Barcelona voltou melhor no segundo tempo, mas sem conseguir transformar a superioridade em gols. O placar só foi definido nos acréscimos, quando um contra-ataque terminou em um toque de Suarez para as redes. Foi o 20º gol do uruguaio, que deixa Cristiano Ronaldo para trás e se isola na artilharia do campeonato. 

Com o resultado deste domingo, o Barcelona lidera o Espanhol com 54 pontos, voltando a abrir três de frente em relação ao Atlético de Madri, seu perseguidor mais próximo. Vale ressaltar, porém, que o clube da capital tem um jogo a mais. Já o Levante segue na lanterna, estacionado nos 17 pontos.

O jogo foi o 100º de Luis Enrique no comando do Barcelona. O retrospecto é de 80 vitórias, 11 empates e nove derrotas, com 289 gols marcados e 72 sofridos. Para efeito de comparação, quando Guardiola completou esse mesmo número de jogos como treinador do clube, o desempenho foi de 71 vitórias, 19 empates e dez derrotas, com 242 gols a favor e 76 contra.

Os dois times voltam a campo no próximo domingo. O Barcelona receberá o Celta de Vigo no Camp Nou, ao passo que o Levante continua sua luta para escapar do rebaixamento fora de casa contra o Eibar.