Topo

Espanhol - 2019

"Fominha", C. Ronaldo brilha e se mantém na briga pela Chuteira de Ouro

do UOL, em São Paulo

09/04/2016 15h52

Se poupar para uma decisão na Liga dos Campeões ou entrar em campo com uma equipe praticamente reserva do Real Madrid contra um time modesto? Quando o assunto é Cristiano Ronaldo pode ter certeza que a segunda opção será sempre a correta. Neste sábado, ele não quis saber de ficar no banco de reservas e comandou o clube merengue na goleada por 4 a 0 sobre o Eibar: fez gol, distribuiu assistências e se manteve firme na briga pela Chuteira de Ouro.

Só para se ter um ideia de quanto Ronaldo é "fominha", o português esteve em campo em todos os minutos de todas as 32 partidas do Campeonato Espanhol até agora. Nem mesmo um jogo importante pela Liga dos Campões - como a decisão das quartas de final contra o Wolfsburg na próxima terça - foi capaz de deixá-lo fora do confronto deste sábado. Zidane poupou mais de meio time, mas o camisa 7 esteva em campo. E provou, mais uma vez, seu valor.

Formando um trio de ataque com Lucas Vázquez e Jesé, Ronaldo foi decisivo: deu assistências para os dois jovens atacantes e ainda deixou sua marca após receber um passe açucarado de Jesé. Assim, o português chega aos 30 gols marcados nesta temporada pelo Campeonato Espanhol, igualando Jonas, do Benfica, e Higuaín, do Napoli, na liderança pela Chuteira de Ano.

Como se esse número já não fosse suficiente, essa ainda é a sexta temporada seguida que Cristiano Ronaldo atinge a marca de 30 ou mais gols no Espanhol. Nas últimas cinco, ele anotou 40, 46, 34, 31 e 48, respectivamente.

Se analisarmos toda a temporada do português no Real Madrid, o que já parece ótimo vira espetacular. Além dos 30 gols pelo Espanhol, Ronaldo marcou outros 13 pela Liga dos Campões, atingindo a incrível marca de 43 gols em 41 partidas em 2015/16, ou seja, mais de um gol de média por jogo.