Topo

Espanhol - 2019

Real Madrid faz sua parte e bate La Coruña, mas fica sem título espanhol

Do UOL, em São Paulo

14/05/2016 13h47

O Real Madrid visitou o Deportivo La Coruña neste sábado precisando da vitória para manter viva a chance de se sagrar campeão espanhol. Com dois gols de Cristiano Ronaldo, ganhou por 2 a 0 e fez sua parte. Mas acabou não conquistando o título, já que o Barcelona também venceu seu último compromisso do campeonato. 

O resultado diante do La Coruña fez com que o Real Madrid chegasse ao final das 38 rodadas da competição com 90 pontos, um a menos do que o Barcelona, campeão pela terceira vez nos últimos quatro anos. O clube da capital espanhola não conquista o título desde a temporada 2011-12, quando ainda era comandado pelo português José Mourinho. Esse título, aliás, foi o único dos últimos oito anos, o que representa sua pior sequência desde 1953.

Mas a temporada do Real Madrid ainda não terminou. No dia 28, em Milão, o time comandado por Zinedine Zidane entrará em campo para decidir a Liga dos Campeões contra o Atlético de Madri, em uma reedição da final de 2014 do torneio continental. 

QUEM FOI BEM

Cristiano Ronaldo foi substituído ainda no intervalo. Durante o tempo em que permaneceu em campo, foi de longe o jogador mais perigoso. Além de ter feito os dois gols que definiram a partida, ele criou outras boas chances e só não fez mais porque a trave o atrapalhou.

QUEM FOI MAL

O meio-campo do La Coruña não teve boa atuação. É verdade que o time passou a maior parte do tempo pressionado, buscando se defender do Real Madrid. Mas quando teve a bola nos pés, errou bastante e não conseguiu se organizar direito, devolvendo a posse rapidamente para o adversário.

CRISTIANO RONALDO FICA SEM TÍTULO E ARTILHARIA

Os dois gols de Cristiano Ronaldo nesta última rodada não bastaram para que o Real Madrid chegasse ao título do Campeonato Espanhol e também não foram o suficiente para fazê-lo ser o artilheiro da competição. Luis Suárez balançou as redes três vezes na vitória do Barcelona e terminou o torneio com 40 gols, cinco a mais do que o português.

ATUAÇÃO DO REAL MADRID

A equipe dominou completamente as ações na primeira metade, quando construiu a vitória. Teve a posse de bola durante a maior parte do tempo e não encontrou dificuldade para chegar ao ataque e pressionar o adversário. Mesmo depois dos dois gols de Cristiano Ronaldo, continuou criando chances claras de gol. Em uma delas, o travessão salvou o La Coruña em um chute do atacante português. No segundo tempo, o time até seguiu dominando e encaixando algumas boas oportunidades, mas com ritmo consideravelmente mais baixo. 

ATUAÇÃO DO LA CORUÑA

A primeira vez que chegou o ataque foi aos 35 minutos do primeiro tempo, com um chute cruzado de Cartabia que passou perto do gol de Navas. O que diz muito sobre o comportamento do time na etapa inicial. Completamente pressionado por um adversário bastante superior tecnicamente e que tinha a necessidade de buscar a vitória, pouco conseguiu criar. Até se soltou mais no segundo tempo, contando bastante também com o relaxamento natural do oponente, e obrigou Navas a fazer uma boa defesa, mas nada que ameaçasse o resultado. 

RECORDES

O título não veio, mas o Real Madrid terminou o campeonato com marcas impressionantes. O time se tornou o primeiro da história a emplacar vitórias em cada uma das 12 últimas rodadas. Além disso, Zidane chegou a 53 pontos ao longo de suas primeiras 20 partidas à frente da equipe, melhor índice dentre todos os técnicos que já passaram pelo clube.

FICHA TÉCNICA 
DEPORTIVO LA CORUÑA 0 x 2 REAL MADRID

Data: 14/05/2016
Local: Estadio Municipal de Riazor (La Coruña)
Horário: 12h (de Brasília)
Cartões amarelos: Kroos (Real Madrid); Mosquera (La Coruña)
Gols: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), aos 8 e aos 25 do 1º tempo

Real Madrid: Navas; Carvajal, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos (Isco); Bale (Jesé), Benzema e Cristiano Ronaldo (James Rodriguez)
Treinador: Zinedine Zidane

Deportivo La Coruña: Pletikosa; Pablo, Arribas (Rober), Sidnei e Navarro; Cartabia, Bergantiños, Mosquera (Borges), Fajr (Riera) e Luis Alberto; Pérez
Treinador: Victor Sanchez