Topo

Espanhol - 2019

Real x Barça tem Neymar como homem de ferro em nova prova física

QUIQUE GARCIA / AFP
Imagem: QUIQUE GARCIA / AFP

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Barcelona

02/12/2016 06h00

São mais de 10 quilômetros percorridos por jogo e sempre atuando os 90 minutos. A forma física de Neymar impressiona o Barcelona e o deixa como o jogador mais rodado do superclássico Barcelona x Real Madrid, sábado às 13h30 (de Brasília), pelo Campeonato Espanhol.

Desde que retornou com a medalha de ouro olímpica, o atacante esteve presente nos 16 jogos seguintes do Barcelona. O número de minutos em Campeonato Espanhol é o maior entre os jogadores dos dois elencos, mesmo com Neymar ausente das duas primeiras rodadas.

"É o homem de ferro do elenco. Não sofre lesão, dificilmente se esgota, e treina com muita intensidade. O ritmo dele é elogiado por todos no clube e no elenco", explicou o jornalista Bruno Alemany, dá rádio catalã Cadena Ser.

Neymar soma os 990 minutos dos 11 jogos disputados no Espanhol - tempo em campo é o mesmo do goleiro Ter Stegen -. No clube, o segundo jogador de linha com a maior presença em campo é o uruguaio Luis Suárez, com 911 minutos, e uma partida a mais no total. Messi é apenas o oitavo, com 784 minutos em 10 jogos.

Neymar carrega a bola diante da marcação do alemão Toni Kroos no clássico entre Barcelona e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol - AP Photo/Manu Fernandez - AP Photo/Manu Fernandez
Neymar e Toni Kross são os que mais atuaram por Barcelona e Real Madrid na temporada
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

"O Messi teve lesões, o Suárez é hoje o primeiro a ser substituído entre os três atacantes. O vigor do Neymar também impede o Luis Enrique de fazer alteração. Ele nunca está esgotado ao fim de um jogo. Segue driblando e superando o adversário na velocidade", destacou Moises Llorens, do jornal espanhol AS.


Já no Real Madrid, quem mais se aproxima do tempo em campo de Neymar no Campeonato Espanhol é o alemão Toni Kross, com  954 minutos em 11 partidas. Bale, ausente pelos próximos quatro meses por lesão, é o segundo com 942 minutos também em 11 partidas. Já Cristiano Ronaldo soma 851 minutos em 10 jogos.

O trabalho de Neymar

Neymar desenvolve em casa em Barcelona o complemento do trabalho físico realizado no clube. Sessões diárias de exercícios são realizadas.

O preparador físico, Ricardo Rosa, que trabalhou com Neymar no Santos, é quem desenvolve exercícios para manutenção e melhora do condicionamento físico. O ganho de de mais de cinco quilos do jogador - pesa atualmente cerca de 71 quilos - ao longo da passagem pelo Barcelona é destacado no clube.

Já o papel de prevenção de lesão e reabilitação física é realizado pelo fisioterapeuta Rafael Martini, que também esteve com Neymar no Santos. Ricardo e Rafael trabalham com o jogador em Barcelona desde 2014.