Topo

Espanhol - 2019

Em festa de Neymar, Barcelona faz três no Athletic Bilbao e esfria pressão

Barcelona comemora um dos gols sobre Bilbao -  AFP PHOTO / LLUIS GENE -  AFP PHOTO / LLUIS GENE
Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Do UOL, em São Paulo

04/02/2017 15h07

Antes do bolo e dos parabéns, assistência e chapéu. Um dia antes de completar 25 anos, Neymar foi o nome da vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao neste sábado (04). Os gols foram de Paco Alcácer, Messi e Aleix Vidal, mas foi do camisa 11 a melhor atuação: assistência e vários dribles. Tudo para a felicidade da mãe Nadine, dos “parças” e do filho Davi Lucca, que estavam no Camp Nou.

A vitória esfria a pressão sobre o Barcelona, que tinha tropeçado duas vezes nas quatro rodadas anteriores. O time catalão chega a 45 pontos, tendo um ponto a menos e dois jogos a mais que o líder Real Madrid. O próximo compromisso é contra o Atlético de Madri, na terça-feira (07), valendo vaga na final da Copa do Rei. O Bilbao, com 32 pontos, pega o La Coruña tentando não se descolar da briga por vaga na Liga Europa.

Quem foi bem: Neymar antecipa festa

Neymar encara defesa do Bilbao - AFP PHOTO / LLUIS GENE - AFP PHOTO / LLUIS GENE
Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

Começou em campo a comemoração dos 25 anos de Neymar. O atacante buscou o jogo desde o início e deu assistência para Paco Alcácer abrir o placar. Deu muito trabalho pelo lado esquerdo, chapelou um defensor, deixou outro sentado e sofreu várias faltas. Quanto à festa prevista para mais tarde, a expectativa é que dez amigos cheguem à Catalunha nesta noite para comemorar o aniversário do craque.

Quem foi mal: De Marcos

O lateral direito perdeu basicamente todos os duelos individuais contra Neymar. Teve que apelar às faltas principalmente após dribles desconcertantes. Amarelado no primeiro tempo, afrouxou a marcação no segundo e precisou da cobertura dos volantes do Bilbao. Era claramente o elo mais frágil da defesa basca, mas o Barcelona quase não explorou.

Barcelona vence sem força coletiva

Coletivamente a equipe mais uma vez não foi bem, dependendo do individualismo de Neymar e Messi. O brasileiro foi muito mais ativo do que o argentino, que apareceu pouco, mas ainda assim resolveu em cobrança de falta no momento em que o adversário mais ameaçava o Barcelona. Messi acabou substituído por Sergi Roberto a meia hora do final. Defensivamente a equipe sofreu em alguns momentos, levando bola na trave e permitindo chances reais ao Bilbao, mas conseguiu manter ineficazes os contra-ataques bascos.

Camp Nou protesta contra arbitragem

Torcedores do Barcelona organizaram um protesto contra o árbitro Alejandro Hernandez Hernandez, que apitou o confronto com o Bétis na rodada anterior. Na ocasião, um gol legítimo dos catalães não foi validado pois a arbitragem não viu a bola ultrapassar a linha. Neste sábado o juiz González González, velho desafeto da torcida do Barça, teve algumas decisões polêmicas e economizou nos cartões. Piqué e De Marcos poderiam ter sido expulsos ainda no primeiro tempo.

Aleix Vidal faz o 100º gol do Barça na temporada

A partida já estava resolvida quando Aleix Vidal partiu em disparada no contra-ataque, deixou dois defensores para trás e bateu cruzado. Este é o centésimo gol do Barcelona na temporada, que fechou a última jornada com 173 bolas na rede. Desde que chegou ao Barcelona, o lateral marcou apenas dois gols (o outro contra o Las Palmas, há três semanas).

Ficha Técnica

Barcelona 3 x 0 Athletic Bilbao
Data:
04/02/2017
Local: Estádio Camp Nou, Barcelona (ESP)
Hora: 13h15 (de Brasília)
Árbitro: José Luis González González
Cartões Amarelos: Piqué (Barcelona); De Marcos, Iturraspe e Laporte (Athletic Bilbao)
Cartão Vermelho: não houve
Gols: Paco Alcácer aos 18’, e Messi aos 40 minutos do primeiro tempo; Aleix Vidal aos 22 minutos do segundo tempo

Barcelona: Ter Stegen; Aleix Vidal, Piqué (Mascherano), Umtiti e Mathieu; André Gomes, Rafinha (Rakitic) e Arda Turan; Neymar, Messi (Sergi Roberto) e Paco Alcácer. Treinador: Luis Enrique.

Athletic Bilbao: Iraizoz; De Marcos, Yeray Álvarez, Laporte e Balenziaga; San José (Beñat), Iturraspe, Lekue (Aduriz), Raúl García (Eraso) e Muniain; Iñaki Willians. Treinador: Ernesto Valverde.