Topo

Espanhol - 2019

Em resposta à Catalunha, torcedores do Real mostram bandeiras da Espanha

Torcedores do Real Madrid mostram bandeiras da Espanha nas arquibancadas - Paul White/AP Photo
Torcedores do Real Madrid mostram bandeiras da Espanha nas arquibancadas Imagem: Paul White/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

01/10/2017 16h13

Em uma clara resposta ao referendo da independência da Catalunha, os torcedores do Real Madrid agitaram bandeiras da Espanha nas arquibancadas do estádio Santiago Bernabéu antes da partida contra o Espanyol, que é da Catalunha, neste domingo (1º), pela sétima rodada do Campeonato Espanhol.

Os torcedores mostraram as bandeiras do país assim que os dois times entraram em campo e, com maior intensidade, como o combinado, aos 12 minutos do primeiro tempo. Algumas bandeiras tinham, inclusive, o símbolo do Real Madrid no centro.

O dia foi tenso na Catalunha por causa do referendo sobre a sua independência. Segundo autoridades locais, foram registrados ao menos 700 feridos em embates com a polícia, que chegou a usar balas de borracha contra alguns manifestantes.

A Espanha diz que a votação é ilegal. As autoridades afirmam que governos locais não podem convocar referendos para tratar de questões de soberania – o que caberia apenas ao governo central. O Tribunal Constitucional considera que a iniciativa é ilegal.