Topo

Espanhol - 2019

Real perde para debutante na primeira divisão e vê Barça mais longe no topo

Torcedores mostram bandeiras da Catalunha durante o jogo entre Girona e Real - Josep Lago/AFP Photo - Josep Lago/AFP Photo
Torcedores mostram bandeiras da Catalunha durante o jogo entre Girona e Real
Imagem: Josep Lago/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

29/10/2017 15h05

O Real Madrid sofreu neste domingo (29) a sua segunda derrota no Campeonato Espanhol ao perder para o Girona, que disputa a primeira divisão do nacional pela primeira vez na sua história, por 2 a 1, de virada, em jogo válido pela décima rodada da competição.

Com o resultado, o Real, terceiro colocado na tabela, continua com 20 pontos e vê o Barcelona mais longe no topo da tabela. O time de Lionel Messi lidera com 28 pontos, enquanto o Valencia (24) ocupa a segunda posição. Já o Girona é o 11º, com 12 pontos.

O time comandado pelo técnico Zinedine Zidane não fez uma boa partida, mas, mesmo assim, conseguiu sair na frente do placar com um gol de Isco. A equipe da casa pressionou, chegou a acertar a trave duas vezes e conseguiu a virada histórica depois do intervalo, com gols de Stuani e Portu. Após o apito final, a torcida comemorou como se fosse um título.

Portu comemora o seu gol para o Girona contra o Real Madrid - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Portu comemora o seu gol para o Girona contra o Real Madrid
Imagem: Albert Gea/Reuters

Início empolgante

Empolgado por enfrentar o Real Madrid pela primeira vez em casa pelo Campeonato Espanhol, o Girona começou a partida no ataque. A primeira chance de gol apareceu aos sete minutos do primeiro tempo, numa cobrança de falta. O time da casa avançava com velocidade e anulava a saída de bola do rival. Aos 11 minutos, Maffeo acertou a trave.

Mas...

No lance seguinte, porém, o Real Madrid mostrou o que é efetividade. Em sua primeira jogada de ataque, conseguiu abrir o placar. Pela esquerda, Cristiano puxou a bola para o pé direito e chutou forte. Bono espalmou, mas não o suficiente para tirar a bola do alcance de Isco, que não o perdoou ao só tocar para as redes.

Isco comemora gol para o Real Madrid contra o Girona - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Isco comemora gol para o Real Madrid contra o Girona
Imagem: Albert Gea/Reuters

Mais uma na trave

Apesar do gol tomado, o Girona não abaixou a cabeça e foi para cima. Sofreu contra-ataques perigosos do Real, é verdade, mas esteve mais perto do gol. Aos 35 minutos, Aday cruzou, Portu desviou de cabeça e acertou a trave. A bola correu pela linha e não entrou. Na sequência, Stuani chutou para o meio da área, mas ninguém conseguiu aproveitar.

A 100 km/h

O Girona não diminuiu o ritmo depois do intervalo. Assim, aos oito minutos, o time foi premiado. Pons fez boa jogada e a bola sobrou na área para Stuani, que avançou e chutou colocado na saída do goleiro Casilla, que substituiu Navas, contundido. Cinco minutos depois, a equipe da casa aumentou a vantagem. Pons chutou cruzado e Portu, em posição duvidosa, desviou de letra para as redes.

Jogadores do Girona comemoram um dos gols sobre o Real Madrid - Josep Lago/AFP Photo - Josep Lago/AFP Photo
Jogadores do Girona comemoram um dos gols sobre o Real Madrid
Imagem: Josep Lago/AFP Photo

De novo em branco

O atacante Cristiano Ronaldo passou em branco mais uma vez neste Campeonato Espanhol. Até aqui, ele balançou as redes apenas uma vez (contra o Getafe) na competição, em seis partidas. O artilheiro da competição é Lionel Messi, que já marcou 11 gols pelo Barcelona.

Cristiano Ronaldo se lamenta durante derrota do Real para o Girona - Manu Fernandez/AP Photo - Manu Fernandez/AP Photo
Cristiano Ronaldo se lamenta durante derrota do Real para o Girona
Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

Visitante indigesto. Ou não

O Real Madrid conheceu a sua primeira derrota fora de casa nesta temporada. O time tem quatro triunfos pelo Campeonato Espanhol, um pela Liga dos Campeões, um pela Supercopa da Europa, um pela Supercopa da Espanha e um pela Copa do Rei. Em seu próprio estádio, a história é outra. O time comandado por Zidane tem outros oito jogos por lá nesta temporada e só venceu metade: são quatro triunfos, três empates e uma derrota.

Catalunha

Em alerta por causa dos protestos em relação à independência da Catalunha, a polícia fez um cerco no estádio Municipal de Montilivi. Pelo menos até o fim do jogo, nenhum incidente foi registrado nas imediações do local da partida. O ônibus que levava a delegação do Real Madrid chegou com tranquilidade. Dentro do estádio, muitos torcedores mostraram a bandeira da Catalunha.

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, que será disputada no próximo fim de semana, o Girona visita o Levante, enquanto o Real Madrid recebe o Las Palmas. Antes, porém, a equipe de Zidane tem o confronto contra o Tottenham, na quarta-feira (1º), pela fase de grupos da Liga dos Campeões.