Topo

Espanhol - 2019

Real não sai do zero com o Bilbao e desperdiça chance de pressionar Barça

Zidane - Alvaro Barrientos/AP - Alvaro Barrientos/AP
Zinedine Zidane repetiu a escalação titular da final contra a Juventus
Imagem: Alvaro Barrientos/AP

Do UOL, em São Paulo

02/12/2017 19h36

Muitas chances, nenhum gol. Foi assim o duelo entre Real Madrid e Athletic Bilbao, neste sábado (2), no San Mamés, pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol. Em uma partida muito movimentada, as duas equipes ficaram no empate por 0 a 0 que não é bom para ninguém.

Com a igualdade, o time comandado por Zinedize Zidane chega aos 28 pontos, mas ocupa apenas a quarta colocação após o Atlético de Madri vencer na rodada e chegar aos 30, no terceiro lugar. Além disso, os merengues perderam a chance de diminuírem a diferença para o líder Barcelona, que empatou com o Celta também neste sábado. Os dois maiores times da Espanha estão separados por oito pontos na tabela. Já a equipe do País Basco vive má fase e é a 15ª com 14 pontos.

Os dois times voltam a jogar durante a semana. Na quarta-feira, o Real recebe o Borussia Dortmund, no Santiago Bernabéu, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Um dia depois, na quinta, o Athletic visita o Zorya Luhansk, da Ucrânia, pela Liga Europa. No Espanhol, os merengues jogam em casa contra o Sevilla, no sábado, enquanto a equipe de Bilbao duela contra o Levante, fora de casa, no domingo.

Primeiro tempo lá e cá

Benzema - VINCENT WEST/REUTERS - VINCENT WEST/REUTERS
Karim Benzema acertou a trave no primeiro tempo
Imagem: VINCENT WEST/REUTERS

Foram pelo menos oito chances criadas dos dois lados na primeira etapa, mas nenhum gol. A principal oportunidade do Real foi justamente a primeira, aos sete minutos, quando Benzema chutou de esquerda e acertou a trave. Nos acréscimos, os merengues fizeram jogada ensaiada, e a bola chegou para Varane cabecear dentro da pequena área, mas a zaga conseguiu afastar o perigo embaixo do gol. Já os donos da casa quase abriram o placar aos 27, com chute cruzado de Iñaki Williams defendido por Keylor Navas, e pouco depois com Aduriz, que se esticou todo, mas não acertou a bola em cheio após passe de cabeça dentro da área.

Arbitragem revolta os dois times

árbitro - AP Photo/Alvaro Barrientos - AP Photo/Alvaro Barrientos
Árbitro Antonio Mateu Lahoz revoltou os dois times
Imagem: AP Photo/Alvaro Barrientos

Logo no começo do segundo tempo, os donos da casa reclamaram de pênalti. Aos dois minutos, Sergio Ramos se enroscou com Raúl García, e o meia caiu dentro da área, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. Depois, foi a vez dos visitantes se revoltarem com o juiz Antonio Mateu Lahoz. Aos 11 minutos, Modric sofreu falta no meio campo, mas a bola sobrou à frente para Cristiano Ronaldo, que ainda tinha Benzema ao seu lado contra apenas um marcador. Porém, ao invés de dar a vantagem, o árbitro marcou a falta e irritou os jogadores merengues. Nos acréscimos, veio mais um pedido de pênalti para o Athletic, novamente em Raúl García, que foi empurrado por Marcelo, mas de novo Lahoz não apitou nada.

De novo na trave

Ronaldo - AFP PHOTO / Ander GILLENEA - AFP PHOTO / Ander GILLENEA
Cristiano Ronaldo lamenta após acertar a trave contra o Bilbao
Imagem: AFP PHOTO / Ander GILLENEA

Assim como no primeiro tempo, o Real voltou a acertar a trave na etapa final. Aos 26 minutos, Ronaldo recebeu passe alto, dominou de peito e bateu de primeira com a canhota. A jogada foi plástica, mas a bola resvalou na trave e saiu.

Sergio Ramos é expulso

O zagueiro espanhol retornou neste sábado após fraturar o nariz contra o Atlético de Madri, mas já voltará a desfalcar o Real. Isso porque Sergio Ramos recebeu o amarelo no primeiro tempo após deixar o braço em uma dividida e depois repetiu a dose na etapa final. Resultado: segundo cartão amarelo e vermelho aos 40 minutos do segundo tempo. Ele tem 19 expulsões no Campeonato Espanhol e é o jogador com o maior número de vermelhos na história da competição.

Bale fora de novo

Na última quarta-feira, Bale retornou aos campos após sofrer uma lesão fibrilar na perna esquerda em setembro. O galês decidiu a partida contra o Fuenlabrada (apesar dos dois gols de Mayoral), pela Copa do Rei, mas sentiu dores na panturrilha esquerda e não foi relacionado para o duelo contra o Athletic Bilbao.

Zidane repete escalação campeã pela 1ª vez

Para o duelo contra o Athletic, Zidane repetiu pela primeira vez o time titular que conquistou o título da Liga dos Campeões na temporada passada. O Real começou com Keylor Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Isco, Casemiro, Kroos e Modric; Cristiano Ronaldo e Benzema. Desde aquela final contra a Juventus, que foi há 182 dias, em 3 de junho, o treinador francês ainda não tinha conseguido escalar a mesma formação.