Topo

Espanhol - 2019

C. Ronaldo desencanta, Real vence de virada e ameniza crise no Espanhol

Cristiano Ronaldo é atendido após sofrer corte no rosto - SERGIO PEREZ/REUTERS - SERGIO PEREZ/REUTERS
Imagem: SERGIO PEREZ/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

21/01/2018 15h04

O Real Madrid pôs fim à sequência negativa no Campeonato Espanhol. Neste domingo (21), o time merengue goleou o La Coruña de virada por 7 a 1 no Santiago Bernabéu, e voltou a vencer após três rodadas na competição. Gareth Bale (2), Cristiano Ronaldo (2), Nacho Fernández (2) e Modric marcaram os gols da vitória; Adrián López anotou o gol dos visitantes.

Com o resultado, o Real, que havia iniciado a partida fora da zona de classificação para a Champions League, encerra a rodada na quarta colocação, com 35 pontos - 16 atrás do líder Barcelona, que ainda joga neste domingo. Já o La Coruña, sem vencer há cinco jogos, permanece em 18º, na luta contra o rebaixamento.

Na próxima rodada, o Real visita o Valencia no Mestalla, enquanto o La Coruña tenta a recuperação diante do Levante.

Herói: Bale brilha com golaço

Bale comemora gol do Real contra o La Coruña - SERGIO PEREZ/REUTERS - SERGIO PEREZ/REUTERS
Imagem: SERGIO PEREZ/REUTERS

Gareth Bale foi o grande nome da vitória do Real neste domingo. O galês marcou duas vezes na goleada, sendo um deles um golaço responsável por colocar a equipe em vantagem no placar após ter saído atrás. Ele chegou a seis gols e divide a artilharia da equipe na competição ao lado de Cristiano Ronaldo.

CR7 volta a marcar e deixa campo sangrando

Não era só a falta de vitórias que gerava incômodo no Real Madrid. A seca de gols de Cristiano Ronaldo também pesava diante do mau desempenho da equipe na temporada. O português não marcava desde a final do Mundial de Clubes contra o Grêmio, no dia 16 de dezembro, mas encerrou a "seca" com dois gols na goleada. Após anotar o segundo, o atacante sofreu um corte no supercílio e deixou o campo sangrando.

Marcelo vive dia de ‘garçom’

O lateral-esquerdo chegou a receber alguns olhares desconfiados após ter visto o La Coruña marcar nas suas costas, mas o brasileiro foi sem dúvidas um dos grandes nomes da vitória merengue. Foi dos pés do brasileiro que saíram os passes para os dois primeiros gols do Real – de Nacho e Gareth Bale.

Após susto, Real reage rápido

O enredo do primeiro tempo parecia ser trágico para o Real Madrid. Mesmo com domínio desde o início da partida, a equipe merengue viu o La Coruña abrir o placar. Aos 22 minutos, Andone ganhou disputa no corpo de Carvajal pela esquerda e tocou de cabeça para Lucas Pérez, que cruzou rasteiro para Adrián López completar para o gol.

Apesar do susto, o Real não demorou a reagir. Aos 32, Nacho aproveitou passe da esquerda e igualou o marcador. Dez minutos depois, o lance mais bonito da partida: Bale dominou na ponta da área, limpou a marcação e bateu colocado para colocar os merengues em vantagem. A bola fez uma linda curva e entrou no ângulo. 

 

Real define goleada no segundo tempo

Se a etapa inicial foi marca pelo susto, no segundo tempo o Real Madrid não deu chances ao La Coruña. O que já era vitória se transformou em goleada com mais cinco gols: Bale, Cristiano Ronaldo duas vezes, e Modric. O La Coruña também criou situação de gol, sendo a melhor dela aos 24 minutos, quando Andone finalizou com Navas já batido, mas viu Carvajal salvar de carrinho. Nada, porém, que atrapalhasse a chuva de gols madrilenha nos 45 minutos finais no Bernabéu.

Volta do trio BBC

Recuperado de lesão na coxa, o atacante Karim Benzema voltou a entrar em campo após cinco partidas ausente. O francês entrou pouco antes da metade do segundo tempo na vaga de Mayoral, que havia iniciado a partida no lugar de Isco.

Fim do ‘jejum’ e tabu mantido

Com o resultado, o Real Madrid pôs fim à incômoda sequência de jogos sem vitória no Campeonato Espanhol. O último triunfo na competição havia sido há mais de um mês – a goleada por 5 a 0 sobre o Sevilla no dia 9 de dezembro de 2017. Desde então, foram três tropeços (duas derrotas e um empate), incluindo o revés no clássico contra o Barcelona.

Além disso, a vitória também serviu para ampliar ainda mais o tabu que o Real detém há quase uma década contra o La Coruña. São 15 partidas sem derrota no encontro – desde agosto de 2008, quando perdeu por 2 a 1.

Ainda dá?

Após a vitória, a diferença do Real Madrid para o líder Barcelona ficou em 16 pontos. Vale destacar que o time comandado por Zidane conta com um jogo a menos em relação aos adversários. O time catalão, no entanto, ainda joga na sequência da rodada e pode ampliar a vantagem para o rival.