Topo

Espanhol - 2019

Com Messi só no 2º tempo, Piqué salva Barça de derrota em clássico

Darder e Moreno comemoram o gol do Espanyol contra o Barcelona - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Darder e Moreno comemoram o gol do Espanyol contra o Barcelona
Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/02/2018 15h05

Vaiado pela torcida local, o zagueiro Piqué salvou o Barcelona de sua primeira derrota no Campeonato Espanhol ao marcar um gol no fim da partida e garantir o empate por 1 a 1 com o Espanyol, fora de casa, neste domingo (4), em jogo válido pela 22ª rodada da competição. Moreno fez para os mandantes.

Com o resultado, o Barça, que teve Philippe Coutinho entre os titulares, enquanto Lionel Messi entrou apenas no segundo tempo, continua com folga na liderança da competição. Tem 58 pontos, contra 46 do segundo colocado, o Atlético de Madri, e vantagem de 19 para o Real Madrid. Já o Espanyol é o 15º, com 25 pontos.

O time de Ernesto Valverde bateu um recorde: é o primeiro na história do clube a passar da 22ª rodada do Campeonato Espanhol invicto. Esta marca pertencia ao Barça de 2009/10, que era dirigido por Pep Guardiola, hoje no Manchester City. Depois de 21 jogos sem ser derrotada naquela ocasião, esta equipe perdeu a invencibilidade no dia 11 de fevereiro de 2010, quando caiu diante do Atlético de Madri.

Coutinho tenta uma jogada para o Barcelona contra o Espanyol - REUTERS - REUTERS
Coutinho tenta uma jogada para o Barcelona contra o Espanyol
Imagem: REUTERS

Vaias e... Silêncio

O Barcelona foi vaiado constantemente em campo, mas nenhum jogador foi tão contestado como Piqué. O zagueiro era vaiado sempre que tocava na bola. Isso tem uma explicação. Recentemente, o jogador se referiu ao clube rival como "Espanyol de Cornellà", e não de Barcelona. Cornellà de Llobregat é um município da província de Barcelona. E quando o Espanyol parecia estar muito perto da vitória, foi justamente Piqué que marcou, aos 37 minutos do segundo tempo, de cabeça, o gol do empate da partida. Na comemoração, provocou ao fazer o sinal de silêncio.

Piqué (centro) faz sinal de silêncio para torcida do Espanyol após gol de empate - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Piqué (centro) faz sinal de silêncio para torcida do Espanyol após gol de empate
Imagem: Albert Gea/Reuters

Rodízio

O técnico Ernesto Valverde já havia dito que faria uma rotação em seu elenco no início do ano para não sobrecarregar os seus atletas. E assim o fez neste domingo. Começou a partida com Messi e Jordi Alba no banco. Nos seus lugares, colocou Alcácer e Digne. O zagueiro Mina, ex-Palmeiras, ficou no banco de reservas.

O atacante Suárez tenta ganhar uma bola para o Barcelona - REUTERS - REUTERS
O atacante Suárez tenta ganhar uma bola para o Barcelona
Imagem: REUTERS

No travessão

Coutinho esteve muito perto de marcar o seu primeiro gol pelo Barcelona aos 22 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu um passe de Digne na entrada da área, ajeitou a bola e, do jeito que ele gosta, chutou colocado de perna direita para acertar o travessão do goleiro Diego López, que chegou a pular para tentar fazer a defesa, mas não chegou nem perto.

O meia Philippe Coutinho acerta o travessão de Diego López - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
O meia Philippe Coutinho acerta o travessão de Diego López
Imagem: Albert Gea/Reuters

Barça domina, mas Espanyol ameaça

O Barcelona dominou as ações no primeiro tempo. Teve 74% da posse de bola e deu sete chutes a gol, contra quatro do Espanyol. De qualquer forma, o time mandante não estava morto. Mesmo em casa, apostava nos contra-ataques rápidos e tentava apertar a saída de bola do adversário. As chances de gol foram poucas nos primeiros 45 minutos, mas aconteceram, como num chute (e defesa de Ter Stegen) e uma cabeçada de Léo Baptistão.

Messi no polo aquático

Aos 13 minutos do segundo tempo, Valverde finalmente colocou Messi em campo no lugar de Alcácer, justamente quando a chuva apertou e deixou o gramado encharcado. Com isso, o Barcelona, um time que gosta de toques rápidos e jogadas no chão, teve muitas dificuldades no ataque. Em alguns lugares do campo era preciso levantar a bola para tirar da poça.

Messi cai no campo encharcado do Espanyol - Manu Fernandez/AP - Manu Fernandez/AP
Messi cai no campo encharcado do Espanyol
Imagem: Manu Fernandez/AP

Erro de Ter Stegen

O Espanyol jogava por um erro do Barcelona. E ele veio aos 21 minutos da segunda etapa. Ter Stegen bateu mal um tiro de meta e a bola sobrou para o Espanyol. Pela direita, Sergio Garcia cruzou e Moreno cabeceou para as redes para abrir o placar. Stegen tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Espanyol visita o Celta, no domingo (11), enquanto o Barcelona recebe o Getafe, no mesmo dia.