Topo

Espanhol - 2019

Valverde valoriza empate que manteve Barcelona invicto no Espanhol

Manu Fernandez/AP
Imagem: Manu Fernandez/AP

De UOL, em São Paulo

04/02/2018 16h57

Depois de alcançar um feito histórico no Campeonato Espanhol, tornando-se o treinador com a maior sequência invicta da competição, Ernesto Valverde se mostrou satisfeito com o empate do Barcelona com o Espanyol, na tarde deste domingo. O time comandado por Valverde sofreu gol de Moreno e saiu atrás no placar. Mas, com gol de Piqué no fim do segundo tempo, a equipe garantiu o empate em 1 a 1, se manteve invicta e chegou à marca de 22 jogos sem perder.

"Tivemos que nos readaptar a outra maneira de jogar. Damos muito valor a este empate, porque nos custou e por como foi", disse Valverde, que optou por deixar Messi no banco de reservas para poupar o craque, viu seu time sofrer com a chuva no campo e, mesmo assim, conseguiu evitar o revés.

"A água não afetou o time. As trocas dos jogadores estavam previstas. Dominamos no primeiro tempo e vimos que, tal como estava o campo, poderia ser perigoso, assim como foi. Tivemos que acertar a posição de Paulinho para buscar as jogadas", explicou o comandante.

Valverde reiterou que não ficou incomodado com as dificuldades da equipe em campo. "Jogamos bem, tivemos que nos adaptar às circunstâncias, mas disputamos bem na partida".

O treinador também comentou a comemoração de Piqué. O zagueiro, cujas opiniões políticas sobre a Catalunha incomodam os cidadãos locais, foi vaiado pela torcida do Espanyol durante toda a partida. Ele marcou o gol de empate ao 37 do segundo tempo e, na comemoração, fez um gesto mandando os torcedores se calarem. Valverde tentou defender seu jogador, dizendo que o gesto foi reflexo da pressão da semana e da rivalidade entre os clubes.

"Piqué foi quem fez o gol, assim são as coisas. Nestas partidas aumenta a responsabilidade. Foi um jogo normal, mas, conforme os minutos passam, a pressão aumenta", disse o treinador.

O resultado deste domingo faz o Barcelona a superar seu próprio recorde de invencibilidade. Na temporada 2009/10, sob o comando de Pep Guardiola, a equipe ficou 21 jogos sem perder no Espanhol. A invencibilidade foi derrubada pelo Atlético de Madrid no dia 11 de fevereiro de 2010.

O próximo compromisso no Espanhol será contra o Getafe, no próximo domingo, no Camp Nou. O time de Valverde lidera o torneio com larga vantagem - tem 58 pontos, 12 a mais que o vice-líder Atlético de Madrid.