Topo

Espanhol - 2019

Calleri marca, Las Palmas busca empate e atrapalha Barcelona no Espanhol

Do UOL, em São Paulo

01/03/2018 18h55

Um gol de pênalti do ex-são-paulino Jonathan Calleri fez o Barcelona se conformar com o empate por 1 a 1 com o Las Palmas nesta quinta-feira (1º), em duelo da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Líder isolado da competição, o time catalão teve uma partida pouco inspirada no estádio de Gran Canaria e viu o Atlético de Madri se aproximar na rodada. Messi fez de falta o gol dos visitantes, que tiveram os brasileiros Philippe Coutinho e Paulinho em campo.

O resultado levou o Barcelona aos 66 pontos, que deixam o clube na liderança isolada da competição, porém com o Atlético de Madri a cinco pontos de distância na classificação. Líder e vice líder irão se enfrentar neste domingo (4) no Camp Nou, em um confronto direto que pode acirrar a disputa do título nacional, que há algumas rodadas parecia ser dos catalães, dada a diferença na tabela.

Primeiro da zona de rebaixamento, o Las Palmas tem 20 pontos, um a menos que o Levante, 17º colocado da competição.

Com futebol pobre, Barça finaliza menos que Las Palmas

Embora tenha ficado mais com a bola, o Barcelona produziu menos que o Las Palmas na etapa inicial, mas foi muito mais preciso nas vezes que tentou o gol. O time catalão teve cinco finalizações, três na direção do gol, contra sete dos anfitriões, que erraram todas. Em um dos acertos dos visitantes, Messi bateu falta colocada (com força) no canto do goleiro e abriu o placar aos 21min.

Ousado, o Las Palmas empatou aos 3min da etapa complementar, em cobrança de pênalti de Calleri. O time da casa mostrou solidez defensiva e impediu que o Barcelona retomasse a frente, embora Valverde tenha soltado o time na reta final da partida, com as entradas de Coutinho, Rakitic e Dembélé.

Messi - Santiago Ferrero/Reuters - Santiago Ferrero/Reuters
Imagem: Santiago Ferrero/Reuters

Titular, Paulinho é discreto

O brasileiro Paulinho foi escalado como um dos titulares do técnico Ernesto Valverde, porém foi um dos jogadores de atuação mais apagada por parte dos catalães. O volante dividiu com Busquets e Iniesta a parte central do gramado, mas foi o menos combativo do trio na marcação e também apareceu pouco no ataque. Sua participação no jogo terminou aos 18min do segundo tempo, quando Rakitic o substituiu.

Coutinho sai do banco e anima jogo

Reserva no começo da partida, o brasileiro Philippe Coutinho entrou em campo aos 12min da etapa complementar, no lugar de Aleix Vidal. Imediatamente, o ataque do Barcelona deu sinais de melhora. Com o meia aberto pela direita, o time catalão passou a chegar com mais perigo à área adversária, tudo graças aos passes e dribles do camisa 14.

Ficha Técnica

Las Palmas 1 x 1 Barcelona

Local: Estádio de Gran Canaria, em Las Palmas de Gran Canaria
Data: 1º de março de 2018
Hora: 17h00 (de Brasília)
Gols: Messi, aos 21' 1º T (Barcelona); Calleri, aos 3' 2ºT (Las Palmas)

Las Palmas: Chichizola, Aguirregaray, Galvez, Navarro e Castellano (Michel); Etebo, Gomez (Aquilani), Halilovic, Tana e Jairo; Calleri. Técnico: Paco Jemez.

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Umtiti, Vermaelen e Digne; Aleix Vidal (Philippe Coutinho), Paulinho, Busquets e Iniesta (Dembélé); Messi e Suárez. Técnico: Ernesto Valverde.