Topo

Espanhol - 2019

Coutinho faz golaço, mas Leganés vira em 2 minutos e Barça perde primeira

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Image
Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

26/09/2018 16h49

O Barcelona sofreu sua primeira derrota na atual edição do Campeonato Espanhol. Nesta quarta-feira (26), em Madri, o agora ex-lanterna Leganés não se deixou abalar por um golaço de Philippe Coutinho, fez dois gols em dois minutos e conseguiu a virada por 2 a 1.

A equipe catalã ainda lidera a competição com 13 pontos conquistados em seis partidas, mas a pontuação do Real Madrid é a mesma e só o saldo de gols separa os dois grandes rivais. Mas a vitória do Sevilla sobre o time merengue por 3 a 0 manteve o Barça na ponta.

O Leganés, por outro lado, deixou a última colocação momentaneamente e assumiu a 17ª posição. No entanto, pode ser novamente ultrapassado por Rayo Vallecano e Valladolid, que ainda entrarão em campo nesta sexta rodada.

O melhor: Coutinho

coutinho - Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images - Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Depois de Messi fazer fila com os marcadores e quebrar totalmente as linhas da defesa do Leganés, Coutinho foi acionado aos 11 do primeiro tempo. O brasileiro dominou por baixo, fez a bola subir e já emendou um lindo chute direto para o gol.

O simbólico elogio de "melhor em campo" poderia ter ficado com o próprio Messi, que ainda carimbou a junção da trave com o travessão aos 16 do primeiro tempo. Na etapa final, só não deu assistência para Munir porque o colega finalizou em cima do goleiro.

No entanto, nenhum dos dois conseguiu jogar sozinho. Falhas pontuais da defesa do Barcelona, como a de Piqué no segundo gol do Leganés (entenda abaixo) comprometeram o bom trabalho ofensivo de Coutinho e Messi.

Não que eles não tenham tentado. Aos 34 do segundo tempo, quando a partida já era toda ataque x defesa, Coutinho cortou a marcação dentro da área e exigiu uma linda defesa do goleiro Cuellar, que também impediu o rebote no sem-pulo de Rakitic.

O pior: Piqué

Óscar Rodríguez comemora após marcar pelo Leganés contra o Barcelona - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

A falha cometida pelo zagueiro é inconcebível para um time como o Barcelona. Aos oito do segundo tempo, Piqué errou a bola na tentativa de corte e deu a conclusão de presente para Óscar Rodríguez, que completou para o gol e virou a partida.

Leganés vira em dois minutos

Antes do gol de Óscar Rodríguez, feito aos oito do segundo tempo, o Leganés balançou a rede com El Zhar um minuto antes. Após cruzamento pela esquerda, o meia tocou de cabeça e começou a construir a frustração do Barcelona.

Virada força fim de folga no Barça

suarez - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

O gol perdido por Munir após bela jogada de Messi custou o resultado. O técnico Ernesto Valverde deve ter tido a mesma interpretação, considerando que trocou o jovem atacante por Luis Suarez logo após o Leganés marcar o segundo.

O uruguaio, que antes descansava no banco, entrou em um momento em que o time já estava desesperado: 10 jogadores no ataque e bola para a área. O lateral Jordi Alba foi outro que teve a folga interrompida.

FICHA TÉCNICA
LEGANÉS 2 X 1 BARCELONA

Data e hora: 26 de setembro de 2018, às 15h
Local: Estádio Municipal de Butarque, em Madri (Espanha)
Árbitro: Undiano Mallenco
Cartões amarelos: Rubén Pérez, Bustinza, Nyom, En-Nesyri (Leganés); Umtiti, Vermaelen, (Barcelona)
Gols: El Zhar, aos seis do segundo tempo, e Óscar Rodríguez, aos oito (Leganés); Coutinho, aos 11 do primeiro tempo (Barcelona)

LEGANÉS: Cuellar; Juanfran, Tarín, Bustinza e Raúl García; Jonathan Silva, Vesga (Merino), Rubén Pérez e El Zhar (Nyom); Óscar Rodríguez (Gumbau) e Em-Nesyri
Técnico: Mauricio Pellegrino

BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Vermaelen (Alba); Rakitic, Busquets e Coutinho; Dembélé (Malcom), Munir (Suárez) e Messi
Técnico: Ernesto Valverde