Topo

Espanhol - 2019

Time de Ronaldo arranca no Espanhol após venda e deixa o Real para trás

Ronaldo foi apresentado como acionista majoritário do Real Valladolid em setembro - Divulgação
Ronaldo foi apresentado como acionista majoritário do Real Valladolid em setembro Imagem: Divulgação

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/10/2018 04h00

Apresentado em setembro como novo sócio majoritário do Real Valladolid, Ronaldo chegou com a promessa de trazer maior visibilidade ao modesto clube, mas também levou motivação aos seus jogadores. Antes candidata a fugir do rebaixamento, a equipe consolidou uma arrancada no Campeonato Espanhol desde que teve ações compradas pelo ex-atacante brasileiro e já entrou na zona de classificação à Liga Europa da próxima temporada.

A vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Betis, no último domingo, com gol do meio-campista Antoñito, levou o Valladolid a 15 pontos em nove rodadas, ocupando o sexto lugar na tabela de La Liga. O time de Ronaldo está à frente do Real Madrid, atual tricampeão da Liga dos Campeões, que enfrenta uma crise e foi novamente derrotado neste fim de semana - 2 a 1 para o Levante, no sábado.

Nesse embolado início de Espanhol, com favoritos tropeçando e equipes de médio porte brigando na parte de cima da tabela, o Valladolid aparece apenas três pontos atrás do Barcelona, líder do campeonato, com 18.

Antes de Ronaldo, o Valladolid havia somado apenas dois pontos em nove disputados. Desde a chegada do astro à direção do clube, foram 13 pontos conquistados de 18 que estavam em jogo.

São cinco partidas de invencibilidade - quatro vitórias e um empate -, em sequência iniciada no dia 22 de setembro, com o 3 a 3 diante do Celta de Vigo. É o "Valladolid fenomenal", como destacou o jornal "As" no fim de semana. O retrospecto mereceu destaque de La Liga após o triunfo sobre o Betis. "Efeito Ronaldo", escreveu o perfil oficial do torneio no Twitter.

O Fenômeno usou as redes sociais para comemorar mais uma vitória da equipe no Espanhol. "Grande vitória, Pucela (apelido do Valladolid)! Com garra, esperança e trabalho, os resultados chegam. Vamos, Real Valladolid!", festejou Ronaldo em seu perfil no Instagram.

O Valladolid está de volta à elite nacional após passar quatro temporadas na segunda divisão. Fundado em 1928, o clube obteve a sua melhor colocação no Espanhol em 1962/1963, quando ficou em quarto. 

Na próxima rodada, a equipe de Ronaldo colocará a boa fase à prova diante do Espanyol, vice-líder do campeonato, na sexta-feira (26), em casa. Apesar da ascensão e de figurar na zona de classificação à Liga Europa, o técnico Sergio González prefere conter a euforia.

"Somos realistas. Sabemos qual é o nosso objetivo e seguimos somando pontos na tabela para lutar pela permanência (na primeira divisão)", afirmou o treinador após o triunfo sobre o Bétis.