Topo

Espanhol - 2019

Vinicius Jr ganha espaço após saída de Lopetegui e vira decisivo no Real

Foto: JAVIER SORIANO/AFP
Imagem: Foto: JAVIER SORIANO/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 04h00

Nenhum jogador sentiu tanto as mudanças no Real Madrid após a saída de Julen Lopetegui quanto Vinicius Júnior. Após a demissão do treinador, o brasileiro ganhou espaço com o interino Santiago Solari e deu os primeiros lampejos de brilho com a camisa merengue. No último sábado (3), o atacante anotou o seu primeiro gol pela equipe principal do Real na vitória por 2 a 0 contra o Valladolid.

Esse, no entanto, não foi o único momento de brilho do ex-Flamengo desde a demissão de Lopetegui, na última segunda-feira (29). Dois dias depois da saída do treinador, o atacante foi titular da equipe pela primeira vez na partida contra o modesto Melilla, pela segunda fase da Copa do Rei. Em sua primeira oportunidade no time inicial, o jovem não decepcionou e deu duas assistências na goleada por 4 a 0.

As boas atuações do brasileiro causaram barulho na Espanha, principalmente no último sábado, quando ele foi apontado pela imprensa do país como o herói do triunfo. A atuação, inclusive, teve um peso maior por conta do momento do Real Madrid na temporada. A equipe não vencia no Campeonato Espanhol há cinco rodadas.

A recente guinada de Vinicius Júnior se justifica nos números, mais precisamente pelo tempo em campo desde a mudança no comando técnico. Com Lopetegui, o atacante somava somente 12 minutos na equipe principal em pouco mais de três meses em Madri - ele saiu do banco de reservas para entrar diante de Atlético de Madri e Alavés.

Com Santiago Solari, no entanto, o número aumentou substancialmente. Foram 107 minutos logo nos dois primeiros jogos sob o comando do interino - quase nove vezes mais do que o total com o técnico anterior. Contra o Melilla, inclusive, o atacante teve a oportunidade de atuar durante todo o confronto.

Vale ressaltar que Solari trabalhou com Vinicius Júnior em jogos do Real Madrid Castilla. O jogador vinha atuando com o time B dos merengues, que era comandado justamente pelo técnico argentino, enquanto não era aproveitado por Lopetegui. Pelo Castilla, foram cinco jogos e quatro gols.

Diante do crescimento de Vinicius Júnior, Santiago Solari resolveu frear a empolgação de imprensa e torcedores com o brasileiro de 18 anos.

"Não podemos controlar o que acontece fora, na imprensa. É fantástico que as pessoas criem ilusões. Tem 18 anos e tem toda uma carreira pela frente. A avaliação deve ser feita daqui a 20 anos. Ele é mais um do elenco, com suas virtudes, que são evidentes, e seus defeitos, que também são evidentes, por conta da sua idade", disse o interino após a partida de sábado.

Agora, fica a expectativa para ver quais serão os próximos passos de Vinicius Júnior com a camisa do Real Madrid. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (7), diante do Viktoria Plzen, pela fase de grupos da Liga dos Campeões.