Topo

Espanhol - 2019

No sufoco, Real Madrid vence Betis e assume a quarta posição no Espanhol

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

13/01/2019 19h38

Depois de dois tropeços no Campeonato Espanhol, o Real Madrid voltou a vencer - mas não antes de suar muito. Neste domingo (13), a equipe do técnico Santiago Solari venceu o Betis, fora de casa, pelo placar de 2 a 1. O brasileiro Vinicius Júnior foi titular e deu início à jogada do primeiro gol. 

Com muitos desfalques, Solari precisou realizar mudanças na equipe e encontrou muita dificuldade. Após abrir o placar no primeiro tempo, o Real permitiu com que o Betis assumisse o controle do jogo na segunda etapa e sofreu o empate. No fim, Dani Ceballos cobrou falta com perfeição e garantiu a suada vitória dos Merengues.

Com o resultado, o Real Madrid pulou para a quarta colocação, e chegou aos 33 pontos. Na zona de classificação para a Liga dos Campeões, a equipe de Madri tem o mesmo número de pontos que o Sevilla, terceiro colocado. Na próxima rodada, a equipe de Santiago Solari enfrenta o próprio Sevilla, no sábado (19). Antes, o Real joga pelas oitavas de final da Copa do Rei, contra o Leganés, na quarta (16). 

O melhor: Ceballos

O meia Dani Ceballos entrou no segundo tempo e garantiu a vitória do Real Madrid. Ex-jogador do Betis, o espanhol cobrou falta com perfeição e ajudou o Real a reencontrar o caminho das vitórias no Campeonato Espanhol.

O pior: Bartra

O zagueiro do Betis não esteve em seu melhor dia. Com passagem pelo Barcelona, o experiente zagueiro Bartra não conseguiu acompanhar a velocidade de Vinicius Júnior e Modric, e, para piorar, teve péssima saída de bola, permitindo com que o time de Madri pressionasse os anfitriões.

Santiago Solari, técnico do Real Madrid - Cristina Quicler/AFP - Cristina Quicler/AFP
Imagem: Cristina Quicler/AFP

Melhor do mundo aparece

Com nova formação, o Real Madrid apareceu mais solto no primeiro tempo. Com pressão no campo ofensivo, os Merengues contaram com a velocidade - e disposição - do brasileiro Vinicius Júnior para construir a jogada do primeiro gol. Após recuperar a bola na defesa, Vinicius armou rápido contra-ataque que culminou no forte chute de perna esquerda de Luka Modric - o primeiro gol do jogador eleito o melhor do mundo de 2019 neste Espanhol. 

Betis arranca empate; Ceballos garante a vitória

Após Benzema deixar o campo com uma lesão no dedo, o Real Madrid passou a se defender e apostar em um contra-ataque que não veio. Com maior posse de bola e com o Real não se encontrando na marcação, o Betis empatou com Canales. A princípio, o gol foi anulado pela arbitragem, mas, após o auxílio do Árbitro de Vídeo (VAR), não foi notado impedimento de Canales e o gol foi confirmado. 

Quando parecia que o Real voltaria a tropeçar no Espanhol, Dani Ceballos cobrou falta sofrida por Casemiro e garantiu a vitória. 

Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid - Marcelo Del Pozo/Reuters - Marcelo Del Pozo/Reuters
Imagem: Marcelo Del Pozo/Reuters

Titular, Vinicius Júnior é bastante acionado

A velocidade de Vinicius Júnior se fez presente neste domingo. Muito participativo, o jovem ex-Flamengo participou das principais jogadas ofensivas do Real e ainda ajudou a puxar contra-ataques. No melhor contra-ataque que deu início, Modric balançou as redes e abriu o placar. Quando pisou dentro da área, Vinicius quase deixou sua marca, mas chutou fraco e viu o goleiro Pau López salvar. 

Depois de sofrer o empate, e irritado com a não marcação de uma falta que sofreu, Vinicius Júnior esbravejou e discutiu com o rival Bartra.

Real luta contra desfalques

O Real entrou em campo com uma lista extensa de desfalques, com baixas em praticamente todas as posições. Machucados, o goleiro Courtois, o meia Mariano, os volantes Llorente e Kroos e os atacantes Asensio e Bale desfalcaram a equipe de Madri. Lucas Vázquez, suspenso, também não esteve em campo. 

Isco desprestigiado

De 17 partidas sob o comando de Santiago Solari, o meia Isco começou como titular em apenas dois encontros. Neste domingo (13), o espanhol voltou a iniciar no banco de reservas. O desprestígio com a comissão técnica pode fazer com que o espanhol deixe a equipe. Jornais europeus afirmam que o jogador pode ser trocado por Dybala, atacante da Juventus-ITA. 

Marcelo é sacado por Solari 

O lateral esquerdo Marcelo começou a partida no banco de reservas. Para poder utilizar uma formação com três zagueiros (Nacho, Sergio Ramos e Varane), Marcelo foi sacado e substituído por Reguillón, que jogou mais adiantado. Poupado, Marcelo foi duramente criticado pela imprensa espanhola no meio de semana por não estar jogando bem.