Topo

Espanhol - 2019

Messi volta como titular, mas Barça tropeça pela 2ª vez seguida no Espanhol

ANDER GILLENEA/AFP
Imagem: ANDER GILLENEA/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/02/2019 19h37

O Barcelona tropeçou pelo segundo jogo consecutivo no Campeonato Espanhol. Neste domingo (10), o time catalão contou com o retorno de Lionel Messi ao time titular, mas ficou no empate sem gols contra o Athletic Bilbao, no estádio San Mamés, pela 23ª rodada da competição.

Depois do empate diante do Valencia, a equipe comandada por Ernesto Valverde entrou em campo para tentar manter a folga na liderança da tabela. Pouco inspirado, no entanto, o Barcelona viu o Athletic incomodar ao longo da partida e só garantiu o empate graças a boa atuação de Ter Stegen.

Com o resultado, o Barça chega a 51 pontos -- seis a mais que o Real Madrid, que venceu o clássico contra o Atlético de Madri no último sábado.

O Barcelona volta a campo no próximo sábado (17), diante do Valladolid, no Camp Nou, pela 24ª rodada do Espanhol. Dois dias depois, o Athletic Bilbao visita o Huesca.

O melhor: Ter Stegen

O goleiro do Barcelona foi o grande nome da partida. O alemão foi decisivo ao fazer uma defesa milagrosa à queima roupa aos 36 minutos do segundo tempo. Antes disso, Ter Stegen já havia aparecido ao menos outras duas vezes para evitar que a equipe fosse vazada.

Os piores: Coutinho e Semedo

A dupla fez partida apagada neste domingo. Com Messi pressionado pela marcação, nem Coutinho ou Semedo conseguiram ser alternativas para o setor criativo do Barcelona. O brasileiro deixou o campo na metade do segundo tempo sem ter feito ao menos uma boa jogada, enquanto Semedo não conseguiu substituir Alba à altura no lado esquerdo.

Messi retorna ao time titular

Messi contra o Bilbao - ANDER GILLENEA/AFP - ANDER GILLENEA/AFP
Imagem: ANDER GILLENEA/AFP
Após ficar no banco de reservas e jogar poucos minutos contra o Real Madrid na última quarta-feira, Lionel Messi retornou ao time titular neste domingo. O argentino se mostrou recuperado de incômodo na coxa e foi o principal nome ofensivo do Barcelona no confronto. O camisa 10 buscou o gol com chutes de fora da área, mas acabou esbarrando na forte marcação do Bilbao.

Athletic domina, mas para em Ter Stegen

Foi graças a Ter Stegen que o Barcelona segurou o empate no primeiro tempo no San Mamés. O goleiro fez duas grandes defesas ao longo dos 45 minutos iniciais e evitou que o time fosse vazado antes do intervalo. A primeira delas foi aos 16, quando Susaeta arriscou de fora da área e obrigou o alemão a se esticar todo para impedir o gol. Pouco depois, aos 23, Raúl García acertou um belo voleio de dentro da área e Ter Stegen, bem posicionado, salvou mais uma vez.

Com uma atuação pouco inspirada do time de Ernesto Valverde até então, o Athletic tomou conta do jogo. O time da casa ainda teve outra chance de inaugurar o placar quando Raúl García finalizou de dentro da área, mas foi travado por Piqué.

Barça sente ausência de Jordi Alba

O Barcelona sentiu a ausência de Jordi Alba, suspenso, na etapa inicial. Sem o lateral-esquerdo, Semedo foi improvisado no setor, mas não conseguiu se mostrar como a alternativa de criação que Alba vem sendo ao longo do Campeonato Espanhol - ele é o segundo jogador com mais assistências na equipe (sete), atrás apenas de Messi (dez).

Jogo muda de ritmo, mas Barça não marca

Após um primeiro tempo apagado, o Barcelona mudou de postura na etapa final e passou a controlar as ações em campo. O domínio, no entanto, não conseguiu ser traduzido em chances efetivas e o time seguiu com dificuldades para chegar ao gol adversário.

O Bilbao, por sua vez, seguiu encontrando espaços para incomodar. A melhor chance surgiu aos 36 minutos, quando Iñaki Williams apareceu livre dentro da área e chutou à queima roupa para uma defesa impressionante de Ter Stegen.

Coutinho vai mal e dá lugar a Dembélé

Coutinho contra o Bilbao - VINCENT WEST/REUTERS - VINCENT WEST/REUTERS
Imagem: VINCENT WEST/REUTERS
Philippe Coutinho não brilhou em campo neste domingo. O brasileiro praticamente não tocou na bola no primeiro tempo e teve ligeira melhora com uma mudança de posicionamento na segunda etapa. Ainda assim, muito pouco para o jogador, que vive momento irregular com a camisa do time catalão nos últimos meses e não conseguiu aproveitar a nova oportunidade no time titular. Ele deixou o campo aos 29 minutos do segundo tempo para a entrada de Dembélé, que retornou de lesão.

Bilbao para artilharia do Barcelona

O empate sem gols no San Mamés marcou o fim de uma sequência de 37 jogos consecutivos do Barcelona balançando as redes no Espanhol. A última vez que o time havia passado em branco em um jogo da competição foi em 11 de fevereiro do ano passado, quando também ficou no 0 a 0 contra o Getafe.

Rafael Reis analisa empate do Barcelona contra o Athletic Bilbao

UOL Esporte