Topo

Espanhol - 2019

De ressaca após eliminação, Barcelona cumpre tabela e vence Getafe

Vidal comemora gol pelo Barcelona contra o Getafe - Photo by Josep LAGO
Vidal comemora gol pelo Barcelona contra o Getafe Imagem: Photo by Josep LAGO

Do UOL, em São Paulo

12/05/2019 15h26

De ressaca depois de tomar uma surpreende virada e ser eliminado da Liga dos Campeões, o Barcelona cumpriu tabela hoje e venceu com certa sonolência o Getafe por 2 a 0 no Camp Nou, pela penúltima rodada do Campeonato Espanhol. O primeiro gol foi marcado no fim da etapa inicial pelo chileno Arturo Vidal, que aproveitou um levantamento na área de Lionel Messi.

O próprio argentino esteve no lance que gerou o segundo gol no fim da partida, mas o árbitro acabou apontando gol contra de Arambarri.

Entre os dois brasileiros em campo, Malcolm teve bons momentos na ponta direita, mas não fez partida brilhante. Já Philippe Coutinho foi vaiado pela torcida sempre que tocou na bola. Quando foi substituído no meio do segundo tempo com um aparente desconforto muscular, saiu de campo entre vaias e aplausos.

Campeã com antecedência, a equipe catalã fez sua despedida do Camp Nou na Liga nacional e agora se prepara para a final da Copa do Rei, contra o Valência, no dia 25 de maio. A derrota, por outro lado, deixou o Getafe dependendo de outros resultados para ainda sonhar em chegar à Liga dos Campeões na próxima temporada.

O melhor:

Vidal. O volante raçudo deu força ao meio-campo blaugrana e teve oportunismo ao aproveitar um rebote após levantamento de Messi na área para abrir o placar.

Messi: brilhantismo ou displicência?

Um lance de Lionel Messi traduz o espírito do Barcelona em um jogo cujo resultado não moveria as placas tectônicas da temporada. No segundo tempo, quando ficou frente a frente com o goleiro do Getafe, o argentino optou por tentar encobri-lo com um toque de classe. O problema é que a bola acabou ficando curta e foi afastada pela zaga visitante. Se fosse um jogo valendo algo, dificilmente Messi perderia o gol.

Nos acréscimos, Messi disputou uma bola na área, e o zagueiro Arambarri do Getafe acabou empurrando contra a própria meta, marcando conta e definindo a partida.

Perseguido pela torcida, Coutinho sai com dores

Coutinho - REUTERS/Susana Vera - REUTERS/Susana Vera
Imagem: REUTERS/Susana Vera

O meia viveu mais um capítulo no seu calvário com a torcida. Após mais uma partida apagada, Coutinho foi substituído aos 23 minutos do segundo tempo e saiu de campo dividindo a torcida: no estádio ouviu-se vaias e aplausos em resposta. Em mau momento técnico, Coutinho ainda preocupou a comissão técnica ao acusar dores musculares que podem ameaçar sua participação na final da Copa do Rei, que acontece em duas semanas.

Getafe melhor no primeiro tempo

O Getafe, que entrou dependendo só de si para se classificar à Liga dos Campeões, começou melhor e criou as principais chances de gol no primeiro tempo. Mas valeu aquela velha máxima: quem não faz leva. Sem fazer muito esforço, o Barcelona encontrou seu gol e não precisou pressionar muito para segurar o placar até o fim.