Topo

Carioca - 2019

Flu amarga retrospecto ruim no estádio do Madureira desde inauguração em 1941

O campeão do mundo Deco fará sua estreia no Estádio Aniceto Moscoso, no sábado - Dhavid Normando/Photocamera
O campeão do mundo Deco fará sua estreia no Estádio Aniceto Moscoso, no sábado Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Caio Barbosa

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/04/2012 08h39

O Fluminense encara no próximo sábado o Madureira, às 15h45, na casa do adversário, o simpático Aniceto Moscoso. E a equipe das Laranjeiras não costuma encontrar facilidade desde a inauguração do estádio, em 1941 - quando acabou derrotado pelo Tricolor suburbano por 4 a 2, diante de 10.762 torcedores pagantes.

BARÇA MUDA CLIMA NO TREINO DO FLU

  • Nelson Perez / FFC

    A comissão técnica tricolor teve um aprendizado na tarde desta terça, nas Laranjeiras. Marcar treino no mesmo horário de jogo do Barcelona significa não ter o elenco 100% focado na atividade. Foi o que aconteceu. Enquanto o Barcelona vencia o Milan no Camp Nou, pela Liga dos Campeões, os jogadores a todo momento perguntavam a quem assistia ao treinamento como estava a partida na Espanha.

Na história do confronto, o Fluminense leva enorme vantagem. São 83 vitórias e apenas 13 derrotas para o time da Rua Conselheiro Galvão, em 114 jogos disputados. Mas quando o jogo é na casa do Madureira, nunca é fácil para o time das Laranjeiras. Nos últimos 20 anos, por exemplo, foram nove jogos. O Fluminense perdeu 4, empatou três e venceu apenas dois, em 2000 e 2002.

Até em 1995, ano do célebre título do “Gol de Barriga”, o Madureira incomodou o Fluminense. Para se ter uma ideia, o time comandado em campo por Renato Gaúcho enfrentou o Flamengo de Romário quatro vezes, empatou uma e venceu as outras três. Mas quando foi ao Aniceto Moscoso, na estreia do Carioca, perdeu por 1 a 0. E ainda teve Renato expulso e vaiado pela torcida no fim do jogo.

“Quando estes times pequenos enfrentam o Fluminense, a motivação deles é muito maior. Este é mais um motivo para a gente não relaxar e entrar focado na partida, para não sermos surpreendidos. Temos um jogo contra o Boca Juniors, na semana que vem, quando a torcida deve fazer uma festa bonita, mas primeiro vem o Madureira. E precisamos muito destes três pontos para continuar na briga pela Taça Rio”, disse o zagueiro Anderson.

A atual classificação na Taça Rio sugere uma vantagem para o Fluminense, terceiro colocado do grupo 2, enquanto o Madureira é o penúltimo do grupo 1. A campanha, porém, é quase idêntica. Ambos têm sete pontos conquistados, com duas vitórias, um empate e três derrotas. A diferença está no saldo de gols. O Fluminense tem zero de saldo e o Madureira, quatro gols negativos.

Para esta partida, o técnico Abel Braga ainda não sabe se poderá contar com Fred, com dores na virilha e coxa direita. Destaque do time na temporada, o meia-atacante Wellington Nem está fora, pois terá de cumprir suspensão automática. Wagner deve ser o seu substituto. Valencia, com estiramento na coxa direita, deve dar lugar a Jean ou Edinho. Para compensar, o treinador terá o retorno de Diguinho e Anderson, que cumpriram suspensão no clássico contra o Botafogo.