Topo

Carioca - 2019

Vasco vê troca na súmula como 'casca de banana' e não irá escalar atletas expulsos

A polêmica sobre a súmula do clássico segue no Rio e promete novos capítulos  - Marcelo de Jesus/UOL
A polêmica sobre a súmula do clássico segue no Rio e promete novos capítulos Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2012 18h45

Divulgada nesta terça-feira no site da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), a alteração na súmula do clássico Vasco e Flamengo não mudou os planos do clube de São Januário em relação ao último compromisso pela Taça Rio. O departamento jurídico cruzmaltino considera a ação de alto risco e mantém a posição de não colocar os jogadores expulsos pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa em campo no próximo domingo contra o Nova Iguaçu, às 16h, em Moça Bonita. A Ferj distribuiu uma nota oficial ao fim do dia negando o equívoco e garantindo que as expulsões não aconteceram, já que as alterações foram feitas somente em um rascunho.

  • Reprodução

    Súmula com jogadores expulsos marcados em "V" foi trocada pelo site da Federação do Rio de Janeiro

 

Mesmo com seus nomes desmarcados com a letra “V”, com auxílio de tinta corretiva, Fagner, Rodolfo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza estão fora do compromisso. A Federação considera que os atletas apenas se envolveram em atos de indisciplina.

“Jogaram uma casca de banana para alguém escorregar com essa situação da súmula. Queremos que o Campeonato Carioca termine bem. Chega de confusão, já bastou no sábado. A posição do Vasco é definitiva. A súmula é real. O árbitro se sentiu inseguro, mas expulsou os jogadores. Não vou para uma aventura. Não sou o mandatário maior do clube, mas essa é a orientação do departamento jurídico. Se o presidente e o departamento de futebol quiserem escalar os jogadores são outros quinhentos, mas não acredito em mudanças sobre isso. A nossa posição é clara”, afirmou Aníbal Rouxinol, vice jurídico do Vasco, ao UOL Esporte.

Possivelmente fora da partida, o quinteto será indiciado pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) e julgado na próxima sexta-feira. Rodolfo, Eduardo Costa e Diego Souza devem responder por tentativa de agressão (artigo 254/ pena de quatro a 12 partidas). Eles ainda se juntam a Fagner e Fellipe Bastos para responder por ofensas (artigo 243/ pena de quatro a 12 partidas). O diretor de futebol Daniel Freitas também será julgado.

O clima é de revolta nos bastidores de São Januário e até o presidente Roberto Dinamite pode pegar um gancho entre 15 e 180 dias por causa das declarações após o jogo. O cartola afirmou que houve “roubo” a favor do Flamengo. O Vasco será parte importante na definição do grupo B da Taça Rio. Três equipes brigam pela classificação às semifinais. O Bangu está na ponta (12 pontos) e tem a companhia do Cruzmaltino logo em seguida (11). O Fluminense corre por fora e tem dez pontos.